Tipos de Sistemas Interorganizacionais
Por: batyta • 3/10/2016 • Projeto de pesquisa • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 785 Visualizações
Tipos de Sistemas Interorganizacionais
O estudo sobre os sistemas interorganizacionais cita três tipos de sistemas diferenciais que hoje são muito utilizados pelo mundo todo. Claro que o primeiro sistema foi importante, pois foi através dele que o sistema foi evoluindo com o tempo.
O primeiro sistema é o E-commerce, que é a compra e venda de produtos e serviços através de redes de computadores públicas e privadas. Esse sistema se divide em empresas comerciais e empresas não comerciais. As empresas comerciais são as empresas que detêm a posse dos produtos que vendem. Já as empresas não comerciais são aquelas que vendem um produto que não é seu, elas vendem os serviços que prestam.
Há três tipos de empresas comerciais:
- As que vendem diretamente do comércio eletrônico para o consumidor, que são chamadas de B2C.
- As que vendem diretamente do comércio eletrônico para outras empresas, que são chamadas de B2B.
- As que vendem diretamente para o Governo, que são chamados de B2G.
Vale ressaltar que o número de empresas que utilizam hoje o sistema B2B e o B2G supera em muito o daquelas envolvidas no comercio B2C.
Os E-commerce não comercial mais comuns hoje são os leilões e as câmaras de compensação. Os leilões através do comercio eletrônico oferece produtos de empresas terceirizadas para um processo competitivo. As câmaras de compensação são intermédios de vendas entre o comprador e o vendedor. Ela recebe o pagamento do comprador e o transfere para o vendedor, onde ela deduz uma comissão para si.
Um dos pontos positivos de utilizar o E-commerce é que você compra o produto diretamente com o fabricante. Onde o fabricante pode chegar a economizar com alguns custo como: manutenção de estoque, transporte, lojista, distribuidora, atividades de manuseios, etc. O que faz com que o produto saia mais barato comprando pela internet, e assim aumentando o interesse dos compradores. Outro ponto positivo é o fluxo das informações de preço, tanto de produtos e empresas concorrentes, quanto de fornecedores mais baratos para busca de prestação de serviços. A capacidade do cliente opinar e dar sua opinião também ajuda na eficiência de melhorar os produtos e o preço para o mercado concorrente.
Mas o E-commerce também tem suas desvantagens. As empresas precisam primeiro fazer uma alto avaliação para ver se compensa a venda dos produtos através do comercio eletrônico. Primeiro ponto a ser observado é qual dos comércios citados acima (B2C, B2B, B2G) atenderia a necessidade e o lucro da empresa. Caso contrário pode haver conflitos de canais, onde um comercio pode gerar perda em outro, causando a perda de vendas maior que o lucro das vendas. Também deve ser observado o conflito de preços com as concorrentes e os parceiros de distribuição, pois sem eles teria uma elevação dos custos logísticos em decorrência a processamento de pedidos em pequenas quantidades. Também tem o custo do serviço de atendimento ao cliente. Pois caso ocorra algum imprevisto, na loja a empresa teria que explicar apenas para um vendedor, no comercio eletrônico a empresa terá que dar satisfação e explicações da situação ocorrida a cada um dos compradores, o que gera custo para contratar pessoas qualificadas e que saibam dar o devido atendimento ao consumidor.
Já a Web 2.0 se destaca do E-commerce por ser mais rápida, por gerar modelos de receita gerada pela propaganda, por ser flexível, e por aumentar o conteúdo gerado pelo consumidor. Ela também se destaca por utilizar o Software como um serviço gratuito e a E-commerce como um produto.
Os programas que utilizam o Web 2.0 lançam novas versões e novos produtos esporadicamente. Já os fornecedores de software tradicionais dependem das taxas de licença de uso de software. A web 2.0 permite que os usuários transmitem mensagens uns para os outros, assim trocando informações e opiniões sobre os produtos anunciados, o que facilita e chama a tenção do consumidor. Algumas empresas até solicitam a participação de alguns usuários na criação de especificações e projetos onde ajuda a empresa a decidir como criar e como comercializar os modelos desejados pelos usuários, assim estimulando seus clientes a comprar.
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