Tipos e estilos de liderança
Artigo: Tipos e estilos de liderança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamR • 21/10/2013 • Artigo • 954 Palavras (4 Páginas) • 393 Visualizações
Liderança
O que é?
Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.
“É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente como sendo para o bem comum.” (James Hunter).
“É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objetivos comuns.”
“É um fenômeno de influencia interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista á comunicação de determinados objetivos.” (Fachada, 1998).
A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
Líder
Um líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército, etc. Não existe um único tipo de líder, mas vários, em função das características do grupo (unidade de combate equipe de trabalho, grupo de adolescentes). O líder proporciona a coesão necessária para realizar os objetivos do grupo. Um líder eficaz sabe como motivar os elementos do seu grupo ou equipe.
“Líder, é aquele que toma iniciativa.” (...) Diante desta afirmação, é possível afirmar que uma das principais características de um líder é definitivamente a iniciativa, pois sem ela , ideias e projetos não avançam e um bom colaborador nunca poderá ser um líder.
Principais qualidades de um líder:
1ª Iniciativa: não tenha medo de errar.
2ª Motivação: vontade de aprender cada vez mais.
3ª Competência: saiba fazer e mantenha-se atualizado.
4ª Empatia: entenda o lado do próximo.
5ª Bom senso: pondere os erros alheios.
6ª Caráter: talento é um dom, caráter uma escolha.
Tipos ou estilos de liderança
Liderança autocrática: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Liderança democrática: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. Aqui as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder. O próprio grupo esboça as providências para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com o debate. A divisão das tarefas fica ao critério do próprio grupo e cada membro pode escolher os seus próprios companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Ele é objetivo e limita-se aos fatos nas suas críticas e elogios.
Liderança liberal ou Laissez faire: Laissez-faire é a contração da expressão em língua francesa laissez faire, laissez aller, laissez passer, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.
As proximas não são tão comentadas:
Liderança paternalista: O paternalismo é uma atrofia da Liderança, onde o Líder e sua equipe têm relações interpessoais similares às de pai e filho. A Liderança paternalista pode ser confortável para os liderados e evitar conflitos, mas não é
...