O estilo de improvisação de Hélio Delmiro na música brasileira
Trabalho acadêmico: O estilo de improvisação de Hélio Delmiro na música brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ribamar • 4/9/2012 • Trabalho acadêmico • 3.087 Palavras (13 Páginas) • 1.112 Visualizações
O ESTILO DE IMPROVISAÇÃO DE HÉLIO DELMIRO NA MÚSICA BRASILEIRA
Oliver Pellet Santos, Faculdade de Artes do Paraná, Curitiba-PR
RESUMO
Esta pesquisa foi realizada a partir da transcrição e análise do improviso executado
pelo guitarrista Hélio Delmiro na música “mulher rendeira”, cuja composição é de Zé
do Norte. Buscou-se identificar e analisar características relevantes da prática de
improvisação traçando um paralelo com o estilo do jazz. A pesquisa ganha
importância no sentido de colocar a disposição da classe geral dos músicos as
técnicas de improvisação apreendidas no processo de transcrição e análise além de
tentar suprir uma lacuna existente na música brasileira no que concerne à escassez
de material no assunto, buscando uma merecida valorização do artista brasileiro. O
procedimento metodológico utilizado foi a transcrição do improviso do músico
seguida de uma análise das técnicas por ele utilizadas, observando com o devido
embasamento teórico os seguintes elementos: relação escala acorde, sobreposição
de arpejos, utilização de motivos e do cromatismo.
Palavras-chave: Improvisação. Jazz. Música brasileira.2
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INTRODUÇÃO
Hélio Delmiro é indubitavelmente um dos mais importantes guitarristas e
violonistas do Brasil e faz parte de uma geração que desenvolveu e criou uma
linguagem específica do violão e da guitarra no que concerne aos estilos brasileiros.
Além de ter tocado com grandes artistas de projeção nacional e internacional como
Victor Assis Brasil, Milton Nascimento, Clara Nunes, Elis Regina, Sarah Vaughan,
Elizete Cardoso, Michel Legrand, Charlie Haden, Carla Bley, entre outros, Hélio
Delmiro foi uma referência para toda uma geração de violonistas e guitarristas,
mostrando novas possibilidades ao instrumento e incluindo a improvisação de estilo
jazz dentro de um contexto musical brasileiro.
PROBLEMATIZAÇÃO
A música brasileira em suas vertentes instrumentais, carece de material que
possibilite uma analise técnica das opções estéticas dos caminhos musicais que
vêm tomando e uma conseqüente disponibilização desses elementos para a classe
dos músicos em geral. Se um músico deseja estudar e aprender com a contribuição
musical de qualquer grande nome do jazz norte americano ele terá a sua disposição
um sem número de material de pesquisas já realizadas no assunto. No universo
guitarrístico, é muito vasto o material escrito sobre grandes nomes do instrumento
nos Estados Unidos como Wes Montgomery, Charlie Christian, Pat Metheny, John
Scofield, etc. Possivelmente grande parte da discografia desses artistas também já
se encontra transcrita e disponível para o músico aprendiz, ávido por absorver tais
conhecimentos.
Mas quando se trata de músicos brasileiros, tal material fica tão reduzido que
muitas vezes tais músicos são marginalizados, no sentido de serem jogados a
margem, devido à tamanha dificuldade em acessar tais linguagens. Interessante
notar que muitas vezes, o material que temos a respeito de músicos brasileiros foi
feito ou disponibilizado por fontes estrangeiras, tanto norte americanas como
européias.
JUSTIFICATIVA
Uma pesquisa como essa, ganha importância e relevância no sentido de
buscar suprir esse vazio da nossa música, possibilitando que os rumos e sotaques
que ela tem tomado ao longo de todos esses anos não desapareçam, nem fique3
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limitada para um seleto grupo de felizardos que de alguma maneira conseguiram
absorver tais conhecimentos.
OBJETIVOS DA INVESTIGAÇÃO
O objetivo principal desse trabalho é transcrever e analisar a improvisação
realizada por Hélio Delmiro na música “mulher rendeira” de Zé do norte com o intuito
de dissecar e disponibilizar as técnicas por ele utilizadas para a classe geral dos
guitarristas, compreendendo melhor como se deu o processo de reflexo da música
norte americana nos estilos brasileiros.
PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
A idéia de improvisação vem na maioria das vezes atrelada à idéia de criação
espontânea, podendo ser inserida nos mais variados contexto ou estilos musicais.
Como essa pesquisa parte da hipótese de um possível reflexo do jazz norte
americano (mais especificamente no âmbito da guitarra) na música brasileira de
Hélio Delmiro, os parâmetros a serem analisados estarão, logicamente, inseridos no
paradigma da improvisação jazzística. Com a intenção de confirmar, ou não a
hipótese sugerida no início, os elementos utilizados nas improvisações
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