TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  30/3/2015  •  Dissertação  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

 A SOCIOLOGIA NO BRASIL : HISTÓRIA , TEORIAS  E DESAFIOS

História:

A Sociologia pertence a um grupo do que se chamamos  por Ciências Sociais. Interligadas com outras matérias como, Ciência Política, , dentre tantas outras, procura estudar o comportamento social humano em  varias formas na sociedade.

Há milhares de anos procura-se compreender a vida em grupo.  Ainda hoje, podemos observar alguns  grupos sociais, heranças destas posturas que visavam mais propor ou impor normas para uma sociedade ideal.

Depois de tantas tentativas de compreender a vida em grupo, no século 19, surgia a Sociologia. Credita-se a Augusto Comte (1798-1857) a invenção e o uso pela primeira vez da palavra, em seu curso de Filosofia. No entanto, foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a sociologia e  academicamente reconhecida.

Lista de alguns sociólogos e suas teorias

Alain Touraine (3 de agosto de 1925) esse sociólogo  acredita que a sociedade molda o seu futuro através de  suas próprias lutas sociais.

Georg Simmel (Berlim, 1 de Março de 1858 — Estrasburgo, 28 de Setembro de 1918)   Esse  sociólogo alemão acreditava nas  formas e conteúdos, indicando que, a partir do estudo das formas, seria possível entender o funcionamento da vida social.

Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)    Essa  metodologia acredita na ciência social uma totalidade, onde se a Economia organiza  basicamente na vida social - a  Política e a Cultura,

Pierre Bourdieu (Denguin, 1 de agosto de 1930 — Paris, 23 de janeiro de 2002)  Para o pensador Bourdieu, deve se entende  à partir de três conceitos fundamentais: campo, habitus e capital.

Pierre-Jouseph Proudhon (15 de Janeiro de 1809, Besançon, França - 19 de Janeiro de 1865, Paris, França)  Segundo Proudhon, o homem deveria abandonar sua atual condição econômica e moral, pois leva à desarmonia humana, nessa sujeição de homens feita pelos homens.

Celso Monteiro Furtado (Pombal, 26 de julho de 1920 — Rio de Janeiro, 20 de novembro de 2004) Suas ideias sobre o desenvolvimento e o subdesenvolvimento di dominantes em sua época e estimularam a adoção de políticas  sobre o funcionamento da economia.

Fernando Henrique Cardoso (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931) Como sociólogo, Sua teoria sugere que os países subdesenvolvidos devam se associar entre si, buscando um caminho capitalista alternativo para o desenvolvimento, livrando-se da dependência das grandes potências.

Raymundo Faoro (Vacaria, RS, 27 de abril de 1925 — Rio de Janeiro, 15 de maio de 2003) O autor assim nega a existência de um regime propriamente feudal nas origens do Estado brasileiro. O que caracteriza o regime feudal é a existência da vassalagem intermediando soberano e súditos e não de funcionários do estado, como pretende Faoro.

Desafios: Desta forma, hoje, o grande desafio da Sociologia, além da objetividade científica em seus estudos, é o de contribuir para reinventarmos a civilização, pois esta, desigual e injusta que está posta, é insustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com