TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

 CONCLUSÃO DA ATPS DE ECONOMIA ESTUDO DE VIABILIDADE ESCOLA DE IDIOMAS

No decorrer do semestre foi nos apresentado um trabalho para que pudéssemos fazer um desenvolvimento de viabilidade de uma escola de idiomas a Easy English, localizada no centro de Belo Horizonte. Tivemos que estudar o macroambiente e a microeconomia em que a escola iria ser implantada.

 Com o estudo feito do macroambiente conseguimos visualizar que seriam muitas as variáveis externas que poderiam interferir no funcionamento de nossa escola, seja para melhor ou para pior. O macroambiente de uma empresa é o termo que se utiliza para englobar todas aquelas variáveis externas que afetam a atividade empresarial. Estas variáveis geralmente não só afetam a empresa, mas o conjunto da sociedade e de suas atividades, e englobam matérias relativas à população, questões legais ou tecnológicas. É essencial realizar uma boa análise do macroambiente de uma empresa, já que conhecendo em que situação desenvolveu nossa atividade poderemos proteger-nos daquelas questões que possam se tornar nocivas, e aproveitar aquelas situações que nos permitam aumentar as vendas do curso de idiomas.

Através do estudo realizado da microeconomia podemos compreender melhor o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado da nossa escola de idiomas Easy English, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem o serviço. Na microeconomia prevalece a visão do mercado, ou seja, a interação da demanda (consumidor) e da oferta (produtor) na formação dos preços de mercado. Os agentes da demanda os consumidores são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens e serviços que lhes maximize sua função utilidade. Do ponto de vista econômico, a empresa ou estabelecimento comercial é a combinação, pelo empresário, dos fatores de produção: capital, trabalho e terra, de tal modo organizado para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo. O empresário, por sua vez, é o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos (matéria) e incorpóreos (imaterial – organização, administração) utilizados para o processo de produção. Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “tudo o mais permanece constante” (que em latim significa coeteris paribus). O foco de estudo é dirigido apenas àquele mercado, ou seja, a escola de idiomas, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta.

        O trabalho teve como objetivo principal obter informações relevantes a respeito do perfil dos clientes da escola Easy English através do estudo do macroambiente e da microconomia, a fim de evidenciar a satisfação e assim descobrir e definir novas oportunidades ou problemas, servindo de base para a construção de estratégias de diferenciação com a finalidade de tornar a empresa mais competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com