Trabalho
Por: layslatais • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 440 Palavras (2 Páginas) • 170 Visualizações
CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE INFORMAÇOES DE MARKETING (SIM) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE MODA
Introdução
A fim de que as empresas mantenham-se competitivas, a adoção de métodos para a obtenção, tratamento e uso de informações é de suma importância, pois contribui para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas ás análises dos seus ambientes interno e externo e para o planejamento das ações que permitem atender ás diversas demandas do negócio.
As empresas vivem em busca de soluções e respostas cada vez mais rápidas para atender ás necessidades do mercado, que se altera continuamente e em uma velocidade intensa.
Acredita-se que a tecnologia da informação (TI) possa contribuir para melhorar algo que já é feito, para atender necessidades de informações existentes e novas, por meio de sistemas de informações estruturados.
Para Turban, Rainer Jr. E Poter (2003), o uso da TI como facilitador ás empresas, além de apoiar o trabalho da organização como um todo e permite seu uso de forma isolada pelos diversos departamentos ou áreas.
Portanto, a corrida competitiva conta com grandes transformações e grandes investimentos em tecnologia, acumulação de armazenamento maciço de dados e formulação de estratégias que permitam gerenciá-los (DAVENPORT, 2006).
Muitas empresas têm combinado políticas e técnicas de marketing com as tecnologias de informação, a fim de permitirem aos gestores antecipar as expectativas e necessidades dos clientes para fornecerem produtos e serviços diferenciados em relação aos concorrentes.
Mas não basta apenas ter informações , é preciso criar sentido para elas, desenvolver uma estrutura formal e estável para a coleta de dados, verificando se as informações trafegam livremente dentro da organização de forma que possibilite ao gestor, por meio de bases sólidade, planejar e implementar decisões (JAWORSKI, MACINNIS e KOHLI, 2002).
Um estudo realizado por Kharuddin, Ashhari e Nassir (2010) com pequenas e médias empresas malasianas apontou que aquelas que adotaram sistemas de informações tiveram melhoria na performance e que o desempenho foi superior em relação áquelas que não possuem SI. Também Salleh, Jusoh e Isa (2010) afirmam que estudos que investigaram o relacionamento entre investimentos em SI e os resultados financeiros apresentaram relação positiva.
Por outro lado, com base em uma pesquisa com executivos de informação seniores de 153 grandes empresas norte-americanas, Zhang(2010) chama a atenção pra que o sistema de informações como suporte de decisões estratégicas, isoladamente, não possui significativo impacto na performance empresarial. Essa relação só existente quando são considerados aspectos específicos das organizações, como sua cultura e estrutura- o que denota a necessidade de se conhecer o funcionamento do SI dentro do contexto empresarial real.
...