Trabalho
Por: Gabriella Lima • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 511 Palavras (3 Páginas) • 123 Visualizações
Perspectiva Teórica: Psicologia do Desenvolvimento (pág. 58 segundo capitulo).
Papalia, Diana E. Feldmar, Ruth Duskin.
Perspectiva Psicanalista:
“A psicanalise, o modelo terapêutico desenvolvido por Freud, procurar favorecer nos pacientes a compreensão sobre conflitos emocionais inconscientes, fazendo-lhe perguntas destinadas a evocar lembranças há muito tempo esquecida” (pág.59)
“O objetivo do ego é encontra maneiras realistas de gratificar o id que sejam aceitáveis para superego” (pág. 59)
“A teoria de Erikson é importante devido a sua ênfase nas influencias sociais e culturais e no desenvolvimento para além da adolescência” (pág.61)
Perspectiva 2: Aprendizagem
“Os teóricos da aprendizagem procuram descobri leis objetivas que governam as mudanças no comportamento observável a veem o desenvolvimento como algo contínuo” (pág. 62)
“A pesquisa behaviorista concentra-se na aprendizagem associativa, quando um vinculo mental é formado entre dois eventos” (pág. 63)
“O condimento clássico ocorre durante toda vida” (pág. 63)
“O condicionamento operante pode produzir uma consequência desejável e assim ele continua balbucianono para atrair a atenção na mãe” (pág. 63)
“Esse tipo de aprendizagem chama-se condicionamento operante porque o individuo aprende com as consequências de sua “operação” sobre o ambiente” (pág. 63)
Perspectiva 3: Cognitiva
“Inclui a teoria dos estagio cognitivos de Piaget e a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygostsky” (pág. 64)
“Piaget, que era biólogo e fisiológico por formação, tinha uma visão organistas do desenvolvimento com o produto dos esforços da criança para entender e agir em seu mundo” (pág. 65)
“Segundo Piaget, as pessoas criam estruturas cognitivas, casa vez mais complexa chamada esquemas, que são modos de organizar informações sobre o mundo, que controlam a maneira com a criança pensa e se comporta numa determinada situação” (pág. 65)
“Ao organizar novos padrões mentais e comportamentais que integram a nova experiência a criança restaura o equilíbrio” (pág.65)
“Cada estagio emerge num momento de desequilíbrio, ao qual a mente da criança se adapta aprendendo a pensar de maneira nova ou modificada” (pág.65,66)
Perspectiva 4: Contextual
“A teoria sociocultural de Vydastsky, que discutimos como parte da perspectiva cognitiva, também pode ser classificada como contextual” (pág. 67)
“Para entender a complexidade das influencias sobre o desenvolvimento, devemos ver a pessoas dentro do contexto desses múltiplos ambientes” (pág. 68)
“O exassistema consiste em vincular entre um microssistema externas que afetam a pessoa indiretamente” (pág. 68)
“O macrossistema consiste em padrões culturais abrangentes, como as crianças e ideologicamente, e sistema econômico e políticos” (pág. 68)
Perspectiva 5: Evolucionista / Sociobiológica
“Influencia pela teoria da evolução de Darwin, recorre às descobertas da antropologia, ecologia, genética, etologia e psicologia evolucionista para explicar o valor adaptativo, ou de sobrevivência, do comportamento para um individuo ou uma espécie” (pág. 69)
...