Trabalho Avaliativo de Economia Internacional
Por: TW Annonimos • 12/10/2020 • Trabalho acadêmico • 721 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA – UVA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ECONOMIA INTERNACIONAL E COMÉRCIO EXTERIOR
Campus: Cabo Frio
Aluno: Ronivaldo Silva Ramiro
Professora: June Rothstein
Cabo Frio/ RJ
2020
Em relação ao protecionismo – cite um argumento contra e um argumento a favor. Justifique.
Protecionismo são medidas econômicas que se propõe reter a importação e favorecer os produtos nacionais. Existe diferentes formas de estabelecer o protecionismo comercial, sendo a mais comum taxar as importações de forma que estes produtos estrangeiros se tornem caros. Outra maneira de agir a política protecionista é através dos subsídios à indústria nacional. Aqui no Brasil por exemplo é através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o governo oferece empréstimos com taxas abaixo do mercado para corporações empresariais nacionais. Outra maneira é através de quota de importação, limitando a um número máximo de importação de um determinado produto. Medidas protecionistas são utilizadas por quase todos os países do mundo, seja em grande escala ou pequena escala. Pois traz como benefícios sobretudo a proteção econômica contra produtos externos, garante o desenvolvimento interno (reduzindo índice de desemprego), evita a predominância da concorrência externa (até mesmo em setores estratégicos) e garante o desenvolvimento interno e o aperfeiçoamento de produtos, que, no futuro podem ser competitivos no mercado. Porém essa medidas podem causar malefícios ao país como a perca de parceiros internacionais, bem possível afete seu desenvolvimento tecnológico, outra questão é inercia comum de empresas nacionais é um grande problema, já que se retira a competividade do mercado e as empresas não buscam melhorias nos produtos e serviços, podendo se tornado naquele setor um monopólio e a população acaba sendo prejudicada pois terão acesso apenas um produto/serviço com preço mais alto, tendo em vista que poderiam ter o mesmo produto (importado) com qualidade semelhante por um preço menor.
Em relação ao livre comércio – cite um argumento contra e um argumento a favor. Justifique.
Zona de livre comércio é formando por dois ou mais países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas entre os países membros. O livre comércio favorece empresas de um país instalem-se em outro, viabiliza o avanço tecnológico comparado a um país fechado que geralmente ocorre a inércia tecnológica. Também proporciona melhores preços para os consumidores. Em contrapartida o livre comércio pode trazer desvantagens as economias mais frágeis, podendo ocorrer uma submissão em relação aos países mais fortes. A desvantagem de competividade de empresas nacionais pode acarretar falência de empresas nacionais, aumentar o índice de desemprego do país com menos vantagem comparativa.
A abertura comercial implementada nos anos de 1990, trouxe um novo arranjo produtivo para a economia brasileira. Com base nesse episódio, pesquise um setor impactado e redija um texto argumentativo, considerando os contextos anterior e posterior a abertura comercial.
O setor automobilístico sofreu um grande impacto na abertura comercial, porém antes da abertura no ano de 1980 após euforia de desenvolvimento do setor, a indústria automobilística ficou estagnada. O motivo pelo atraso da indústria está ligado ao modelo adotado pelo país, o protecionismo desde o fim da segunda Guerra mundial. O fechamento da importação no país tinha em vista o desenvolvimento autônomo da indústria nacional, porém as indústrias automobilísticas, principalmente as quatro gigantes da época (general Motors, Ford, Volkswagen e Fiat) dominavam o setor e estavam protegidas pela reserva de mercado. Com isso os quatros gigantes praticavam preços abusivos, oligopolizada o mercado e não investiam em tecnologia. Após a abertura comercial do país acabou impulsionando o procedimento de modernização da indústria automobilística brasileira. O setor teve a necessidade de integra-se aos mercados externos e de competir com os veículos importados por conta da concorrência. As montadoras brasileiras começaram a investir em inovações tecnológicas, principalmente em equipamentos da área eletrônica. A evolução tecnológica também ocorreu na fabricação dos veículos, tarefas antes feitas por trabalhadores agora passam a serem realizadas por robôs. Além disso, a automação permitiu que novos padrões de qualidade do produto fossem alcançados. Vale mencionar os acordos setoriais que trouxe diversas alterações como redução de tributos e margens de lucro ao longo de toda a cadeia de produção, fazendo com que os preços dos veículos caíssem 22%. Houve correção dos salários e até aumento real de salário em 20%, aumento do nível de empregos, aumento da produção e da capacidade produtiva e tecnológica. Com o aumento das vendas fez com que o governo federal arrecadasse mais recursos mesmo com a queda nas alíquotas.
...