Trabalho Conflitos e Sociedade
Por: Camilapitica • 3/11/2018 • Trabalho acadêmico • 323 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Conflitos e sociedade
Nome:Diego Silva Araujo
Matrícula:14213150509
Curso:Segurança Pública
1-Positivismo Biológico ou determinismo Biológico
Ocorreu durante o séc.XIX,fazendo com que as pesquisas científicas ganhassem grande impulso devido a expansão do Estado Laico e dos projetos relacionados a revolução Industrial e Científica. Os positivistas proclamavam a razão e a ciência como fonte de conhecimentos e do progresso social.
2- Teoria da criminalidade de Enrico Ferri
Enrico Ferri era um professor universitário considerado o pai da moderna sociologia criminal. Ficou conhecido devido sua teoria da criminalidade. Ele afirma que o delito não é uma patologia individual ,mais diversos fatores combinados. Sua teoria é que o delito é um fenômeno social.Para prevenir de delitos deve ser concretizadas por meios de ações realistas e científicas dos poderes públicos.
5-Teoria Ecológica
Ficou conhecida como Ecologia humana devido a proposta de Robert Ezra Park,que a cidade era o habitat do homem civilizado , a teoria ecológica percebeu que a cidade liberta, quebra a organização social tradicional permitindo novas organizações baseada em interesses ocupacionais e vocacionais .
O mérito das teorias ecológicas foi chamar atenção sobre o impacto criminógeno do desenvolvimento, na forma como se deu nas cidades norteamericanas no princípio deste século.
6- Teoria subcultural
Essa teoria surgiu na década de 50 em resposta aos problemas da sociedade americana com minoria da sua classe social e cultural. São três ideias fundamentais, o caráter pluralista e atomizado da ordem social, a rotulação normativa da conduta desviada e a semelhança estrutural, em sua gênese, do comportamento regular e irregular .
Nós temos na nossa cultura vários exemplos, como;os evangélicos , baianos, índios, gaúchos,etc. Cada um com seu modo de viver e se vestir , cada um com seu modo de falar e se expressar . Cada povo com sua cultura. Essa teoria de subcultura criminal nega que o delito possa ser considerado como expressão de uma atitude contrária aos valores e às normas sociais gerais, porém afirma que tem normas e valores específicos dos grupos sociais.
...