Trabalho Feito Administração Capítulo 7 Direção
Por: pedroalcantara10 • 3/6/2015 • Trabalho acadêmico • 773 Palavras (4 Páginas) • 793 Visualizações
Pedro Frederico Carvalho Paiva Alcântara
150650044
Questões para discussão Cap.7
1) Defina o conceito de direção. Você concorda com a afirmação de que a direção influencia mais o desempenho organizacional do que outras funções da administração? Explique.
R: Direção é a função da administração responsável pela coordenação da ação dos membros organizacionais, por meio de sua orientação, motivação e liderança. Sim pois ela é a responsável pela coordenação dos indivíduos no contexto organizacional.
2)O que são atitudes e qual é a sua relevância para o desempenho da organização?
R: Atitudes são as avaliações favoráveis ou desfavoráveis dos indivíduos perante objetos, pessoas, eventos ou situações, a sua relevância é que elas quem descrevem o meio organizacional e seus respectivos empregados nos quais são avaliados para rever o desempenho dos mesmos e também da empresa.
3) Qual é a relação entre personalidade, percepção, aprendizagem e comportamento?
R: Personalidade é o conjunto de características psicológicas estáveis que o caracteriza e diferencia de outras pessoas, refletindo em seu comportamento.
Percepção é o processo cognitivo por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao meio onde estão inseridas.
Aprendizagem é o processo pelo qual competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação raciocínio e observação.
Comportamento são as atitudes, características dos empregados ou de um grupo de pessoas que estão em um meio organizacional
A relação entre elas é que todos esses fatores juntos compõem e diferenciam o comportamento das pessoas em uma organização.
4)Quais são as implicações organizacionais do conhecimento dos papéis, normas, status, e coesão de grupos?
R: Papéis é o conjunto de padrões comportamentais esperados, atribuídos a alguém que ocupa determinada posição em um grupo.
Normas são padrões aceitáveis de comportamento compartilhados pelos membros do grupos.
Status é a posição social definida ou atribuída pelas pessoas a um grupo ou a seus membros.
E a coesão de grupos é o grau de união e compartilhamento de valores e objetivos entre os membros de um grupo.
5) De acordo com as teorias de conteúdo, o que motiva as pessoas? Qual é a diferença prática de aplicação dessas teorias no contexto organizacional?
R: Incentivos econômicos, biológicos, sociais e psicológicos, estímulos internos, recompensas, reconhecimento, e a autonomia ou seja fatores recompensadores, como a responsabilidade, o reconhecimento e a autonomia que influenciam a satisfação com o trabalho. O que diferencia essas aplicações no meio organizacional é que os relacionados dentro de uma empresa podem ter necessidades muito diferentes uns dos outros fazendo com que nem todas as medidas para incentivar a motivação vão funcionar para as pessoas que ocupam o mesmo cargo ou desempenham o mesmo trabalho, porque o comportamento não é linear porém elas ajudam a aguçar a sensibilidade do administrador com a relação ás necessidades do indivíduo e sua compatibilização com os objetivos organizacionais.
6) Quais são as principais diferenças entre as teorias de processo e a teoria de reforço?
R:A diferença é que a teoria de reforço defende que os gestores podem modificar o comportamento dos trabalhadores por meio do uso apropriado de recompensas ou punições e a teoria de processo requer que o administrador conheça profundamente os funcionários além de suas necessidades objetivos e habilidades.
7) O que é liderança? Quais são seus componentes? O que significa ser líder?
R: É o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização levando-os á realização de determinados objetivos. Ser líder significa é ir além da autoridade formal, motivando as pessoas a desempenhar tarefas além daquelas formalmente definidas.
8) Descreva as duas orientações básicas de liderança necessárias para o desempenho eficaz do grupo ou da organização.
R: Perspectiva comportamental que é o conjunto de estudos que buscaram identificar os comportamentos específicos que distinguem os líderes eficazes, e os traços de liderança que é o que busca identificar as qualidades e características pessoais que diferenciaram líderes de não líderes.
9) Quais são as principais diferenças entre as perspectivas do traço comportamental e situacional de liderança?
R: As diferenças são que no traço comportamental eles procuram ver o que os líderes faziam qual seu comportamento e como realizavam tarefas, comunicação e etc, já o situacional de liderança procura ver se suas qualidades o enquadram como líder ou não.. Ou seja os estilos de liderança são diferentes, fazendo com que isso diferencie as duas perspectivas de liderança.
10) Será que, no atual contexto organizacional, a liderança é mais ou menos importante do que em contextos mais tradicionais? Explique.
R: Na minha opinião sim mais importante, pois a liderança pode ser a base para uma organização dar certo, sabendo necessariamente o que fazer e como fazer, para com que assim oriente todos da empresa e todas as decisões importantes e caminhos a seguir tomados por ele.
...