TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ORT

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Principio da Analise do Trabalho e Estudo do Tempo

O trabalho é executado melhor e  economicamente por meio da análise de trabalho, isto é, da divisão e subdivisão de todos os movimentos necessários a execução de cada operação de uma tarefa.

Exemplo na empresa: O principio da analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos esta presente no dia à dia da empresa, os clientes ao chegarem na oficina da empresa se deparam com atendimento de recepcionista técnico onde o mesmo irá atende-lo e fazer uma avaliação da motocicleta do cliente, após essa avaliação o recepcionista técnico irá encaminhar a motocicleta juntamente com as informações para um mecânico do box  express onde será feito o conserto ou revisão da motocicleta no tempo máximo 2 horas.

Com esse processo existe uma economia de tempo e aumento de produção, pois  existe uma pessoa para cada finalidade.

 ↓

  1. Fadiga Humana

Esse fator faz com que o funcionário não  tenha a mesma eficiência e qualidade de trabalhador,por isso algumas empresas trabalham contra isso pois querem , que seus funcionários tenham disposição e  tragam mais lucros para sua empresa, porém algumas não tem essa preocupação e sofrem conseqüências  como diminuição de produtividade, aumento da rotatividade e perca de tempo.

 Exemplo na empresa:  O motorista da empresa, pois ele trabalha tanto para matriz como filias. O trabalho dele se baseia especificamente em transportes de motocicletas de uma loja para outra e de entregas a domicílios em todo Estado com essa rotina a atividade dele se torna cansativa e com isso gera fadiga. A empresa não trabalha com nenhum tipo de atividade de quebra de rotina e conseqüentemente contra fadiga.  Com isso ele cumpre suas atividades em tempos longos, devido ao seu cansaço.

Não concordo com a metodologia da empresa nesse sentido, creio que se houvesse uma atividade laboral para os  funcionários , os mesmos renderiam mais produtividade e consequentemente lucro.

  1. Divisão de Trabalho e Especialização de Operário

O objetivo da divisão de trabalho e a especialização de operário é ter um funcionário especializado naquilo que ele faz, e limitar a  execução de uma única tarefa, de maneira continua e repetitiva. Com isso a empresa obtém um funcionário adequado para cada função, logo se ganha tempo e mais produtividade.

Esse principio talvez não agrade alguns funcionários, já que fica limitado a isso e perde sua maneira de trabalhar, pois precisa entrar nas normas da empresa.

Exemplo na Empresa: No setor financeiro  existe cinco funcionários responsáveis para funcionamento do setor, onde cada um exerce uma função. Dentro desse setor existe uma gerente financeira e sua função é fiscalizar e orientar o seus; uma auxiliar contábil onde sua função é analisar contas e o patrimônio da empresa e as demais exerce a função de auxiliar de escritório e dividem as suas tarefas em analisar notas fisc ais que entram na empresa, contas a pagar e contas a receber.

A ideia da empresa com essa divisão é criar uma maior especialização em cada função e com isso obter maior eficiência no que se faz.

  1. Desenhos de Cargos e Trabalhos

Existe na empresa uma divisão de cargos e consequentemente de tarefas. Os cargos tem um nível hierárquico onde se compõe em : Diretor geral, gerente geral, e gerentes dos setores financeiro,administrativo, consorcio, oficina e peças. Cada um deles desempenha sua função de acordo com o seu setor , também os competem  comandar e auxiliar suas equipes onde há um desenvolvimento profissionais e novas ideias para empresa. Já a diretoria e gerencia geral da empresa tem uma visão mais ampla da empresa, assim podendo tomar uma  decisões mais sensatas e aprovar novos projetos que os gerentes dos setores lhe encaminham . Tudo que  acontece na empresa tem que passar por aprovações deles.

  1. Incentivos Salariais e Prêmios de Produção

        

Esse principio, procura conciliar os interesses  da empresas com os dos funcionários, pois a               empresa procura obter um custo de produção cada vez menor e, consequentemente, maior produção e maiores lucros e os funcionários obter salários mais elevados.

Exemplo na empresa: Os vendedores da empresa ganham comissões a cada motocicleta vendida, o valor da sua comissão, variam de acordo entre modelo, consórcio ou financiamento. Os vendedores com esse incentivo se sentem mais estimulados para venda, logo com isso aumentará a sua renda. Com vendedores estimulados a vender cada vez mais  a empresa atinge sua meta de venda.

Outra forma de incentivo são as premiações que a Honda disponibiliza, algumas delas são viagens para resorts, sorteios de motocicletas ,vários utensílios entre outras.

Creio que seja um bom incentivo para área de vendas aumentando cada vez mais a produtividade e qualidade do funcionário e gerando mais lucros.

  1. Conceito de Homo Enconomicus

Segundo esse conceito,toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente  por recompensas salariais, econômicas e matérias.

De fato o salário é algo muito importante para o trabalhador porém ainda existe aqueles que trabalham somente em função disso e não gosta do que fazem, vivem na época do Taylorismo onde o homem era motivado a trabalhar pela necessidade de dinheiro para viver.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (348.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com