Trabalho administraçao
Por: hugo1 • 16/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.861 Palavras (12 Páginas) • 204 Visualizações
INTRODUÇAO
Vivemos em um mercado altamente competitivo, mas cheio de incertezas e de grandes desafios, sejam eles, empresariais, climáticos ou sociais.
Nossas empresas passam hoje por um momento difícil, pois em uma sociedade marcada por guerras, crises econômicas e insegurança governamental fica cada vez mais difícil estabilizar e manter uma organização nos dias atuais.
Felizmente para tentar amenizar as dificuldades pelas quais passam as empresas, devido a essa alta volatilidade do mercado, podemos contar com inúmeras estratégias, sejam elas organizacionais comerciais ou estratégias de marketing. Dentre estas táticas de contenção do mercado existe uma que ganha grande força nos dias atuais e que pode ajudar de forma gigantesca as organizações. Essa, não nova, mas sempre atual estratégia se chama analise de dados estatísticos, algo hoje imprescindível, para um futuro promissor e um presente mais seguro para as nossas empresas.
Abordaremos também no decorrer deste trabalho a competitividade do mercado atual , as relações do trabalho , e como podemos sair na frente ,nesse mundo comercial altamente competitivo , onde a empresa que esta melhor preparada vence .
DESENVOLVIMENTO
Organizações Modernas
Para começarmos podemos destacar a estatística, matéria exata que pode ser identificada como sua própria definição nos diz : “ciência que investiga os processos de obtenção , organização e analise de dados , sobre uma população .” Essa grandiosa ciência se baseia nesse principio básico, como forma de identificação . A partir dela traçamos metas e desenvolvemos estratégias melhor definidas com base em seus dados. Dados estes de gigantesca importância para a sobrevivência da organização. Podemos dizer que após conceitualizar as estatísticas entenderam o seu valor amplo, a sua abrangência e sua enorme importância para as nossas organizações. Essa ciência chamada estatística, esta presente não somente nas nossas corporações, mas em toda parte de nossa sociedade. Como na ocorrência e previsão da precipitação de chuvas, tempestades, nas probabilidades eleitorais dentre outros. Ratificando a estatística é uma das ciências que com sua gigantesca importância, faz com que o homem possa estar sempre atento, buscando novos caminhos. Caminhos mais certeiros, caminhos menos pedregosos, caminhos mais evolutivos.
Mas você deve estar se perguntando, como ela pode ser aplicada realmente nas nossas empresas, para que possamos ter mais lucros, menos desperdícios e para que possamos atingir no “alvo” as nossas metas? Bom para começar podemos primeiramente falar que a estatística não é uma formula mágica, que ao aplica - lá você terá seus lucros imaginados atingidos, entretanto podemos dizer que ela pode potencializar e resolver vários problemas enfrentados pela sua empresa no dia a dia.
Para isso a estatística conta com vários métodos, métodos estes importantíssimos para a evolução das nossas organizações. Podemos destacar dentre esses inúmeros métodos, dois extraordinários. Variável e amostragem, para simplificar melhor podemos começar pelas suas definições. Sendo definição de amostragem a seguinte:
A amostragem é o processo de obtenção de amostras, que são retirados de uma parcela de determinada população. Simplificando podemos dizer que a amostragem é um processo que busca obter dados confiáveis baseados em determinada fonte de analise que possa ser aplicados no todo.
Mas como é custoso e muito difícil se fazer um censo e estudar toda população, a técnica de amostragem se baseia no estudo de um determinado grupo da população, grupo esse que pode representar fielmente a toda a que se destina a pesquisa. Todavia para que o processo de amostragem tenha seu objetivo alcançado e possa ser considerado como um dado seguro e que retrate fielmente a sociedade é preciso que se tomem alguns cuidados. Cuidados estes denominados de procedimentos científicos da amostragem.
Essa gama de características está descritas na intitulação da teoria da amostragem, sendo que essa teoria garante a inferência, ou seja, a aplicação do que se possibilitou observar na amostra para que possa ser apresentado e explorado no geral, na população, na sociedade como um todo. As amostras classificam-se em:
Probabilísticas: são elas que norteiam o caso. Podendo ser definidas quando a probabilidade de seleção de um elemento é conhecida. Diferente de zero e permite inferências. A característica fundamental de seleção dos elementos da amostra é que todos têm a mesma probabilidade de serem sorteado numa primeira escolha, o qual garante fidelidade á amostra. Buscando garantir o envolvimento fiel do caso, o processo de seleção deve ser feito de forma aleatória. Utilizando-se de meios que permitam a manutenção dessas características.
Temos Também a amostragem Não probabilística: essa representa as amostragens feitas segundo alguns critérios específicos, sendo que nessa amostragem não é possível conhecer a probabilidade de um determinado elemento ser escolhido, para ser o representante da amostra como um todo.
No geral os dois tipos de amostras são muito importante paras as organizações, mas podemos destacar a importância principalmente da amostra probabilística, pois ela pode trazer dados mais seguros, algo que as organizações necessitam muito nos dias atuais, dados em que possam confiar e basear seus desenvolvimentos a partir deles, podendo assim delimitar por que caminhos prosseguir, com maior segurança e menor probabilidade de tropeços.
Vivemos hoje em um mercado altamente competitivo, mercado onde aqueles que estão preparados vencem, onde as empresas que buscam sempre, incessantemente a diminuição de custos e a otimização do trabalho podem e consequentemente estarão na frente. Como nos atuais dias uma empresa pode então sair na frente da outra, se todas praticamente ocupam mesma parcela do mercado e atendem basicamente o mesmo grupo? Como se diferenciar das demais? Você deve estar se perguntando!
Bom como sabemos hoje não é fácil pra nenhuma empresa se manter no mercado, devido a grande competitividade, a grandes custos de mão de obra, impostos dentre outro, outrora tempos atrás era mais
...