TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Administração

Por:   •  25/9/2024  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 4

Pessoal, como a UML não define uma estruturação específica a ser utilizada na descrição do formato expandido de um caso de uso, abaixo vocês encontrarão uma proposta para os itens de uma descrição de casos de uso. Lembrando quem nem todos este itens são obrigatórios e que outros formatos que vocês encontrarem pela net também são válidos.

  1. Nome
  2. Identificador

Ex: CU001

  1. Importância

A definição da categoria de importância atribuída ao caso de uso.

Ex; 1 – Risco alto e prioridade alta.

  1. – Risco alto e prioridade baixa
  2. – Risco baixo e prioridade alta
  3. – Risco baixo e prioridade baixa
  1. Sumário

Uma pequena descrição do caso de uso (no máximo duas frases).

  1. Ator Primário

O nome do ator que inicia o caso de uso.

1.6   Atores secundários

        O nome dos demais atores participantes do caso de uso, se existirem.

1.7   Pré-condiçoes

        Pode haver alguns casos de uso cuja realização não faz sentido em qualquer momento, mas ao contrário, somente quando o sistema está em um determinado estado com certas propriedades.

        Uma pré-condição de um caso de uso define que hipóteses são assumidas como verdadeiras para que o caso de uso tenha início. Ex: “O cliente deve estar identificado no sistema”.

  1. Fluxo Principal

Corresponde à descrição da sequência de passos do fluxo principal. O fluxo principal descreve o que normalmente acontece quando o caso de uso é realizado.

  1. Fluxos Alternativos

Esses fluxos podem ser utilizados para descrever o que acontece quando o ator faz uma escolha alternativa, diferente da descrita no fluxo principal, para alcançar o seu objetivo. Fluxos alternativos também podem ser utilizados para descrever situações de escolha exclusivas entre si.

  1. Fluxos de Exceção

Correspondem à descrição das situações, que descrevem o que acontece quando algo inesperado ocorre na interação entre ator e caso de uso( por exemplo, quando um usuário realiza alguma ação inválida ).

  1. Pós-condições

Em alguns casos, em vez de gerar um resultado observável, o estado do sistema pode mudar após um caso de uso realizado. Esse tipo de situação é definida nesta seção. Note que uma pós-condição é um estado que o sistema alcança após o caso de uso ter sido realizado.

  1. Histórico

Pode declarar informções como o altor do caso de uso, a data em que ele foi criado, além de eventuais modificações mo seu conteúdo.

  1. Notas de Implementação

Na descrição dos fluxos (Principal, alternativos e de exceção) de um caso de uso, o objetivo é manter a narrativa em um alto níverl e utilizar a terminologia do domínio do negócio.

Entretanto, ao realizar tais descrições, podem vir à mente do autor do caso de uso algumas considerações relativas à implementação desses casos de uso. Essa seção serve para capturar essas idéias.

Obs: estes ítens foram retirados do livro: Princípios de análise e projeto de sistemas com UML , autor: Eduardo Bezerra, editora campus.

Exemplo de uma descrição de caso de uso. Considere um sistema de controle acadêmico e o caso de uso Lançar Notas.

[pic 1]

                        Lançar Notas (CU01)

Sumário: Professor realiza o lançamento de notas das ofertas de disciplinas lecionadas por ele no semestre corrente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com