Trabalho de Administração Estratégica e Administração
Por: Falcon • 11/6/2020 • Trabalho acadêmico • 1.722 Palavras (7 Páginas) • 165 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA
DEVRY | FACULDADE MARTHA FALCÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ISMAEL DE LIMA FALCÃO
BALANCED SCORECARD
MANAUS – AM
2017
ISMAEL DE LIMA FALCÃO
BALANCED SCORECARD
Trabalho de Administração Estratégica e Administração Financeira, da Faculdade Devry – Martha Falcão como requisito a obtenção de notas as disciplinas mencionadas.
Orientadas pelo Professor, Marcelo Fernandes Pinto.
MANAUS – AM
2017
LISTA DE GRÁFICOS
Indicadores do Balanced Scorecard – BSC
EXEMPLO:
[pic 1]
Figura 1: Indicador BSC
Fonte: https://sites.google.com/site/planejaweb/modelos-graficos
SUMÁRIO
LISTA DE GRÁFICOS 3
INTRODUÇÃO 5
1- REFERENCIAL TEÓRICO 6
- Conceito do BSC 6
1.2. Perspectiva dos Clientes 6
1.3. Perspectiva Financeira 7
1.4. Perspectiva dos Processos Internos 7
1.5. Perspectiva do Aprendizado e Crescimento 8
CONCLUSÃO 9
RECOMENDAÇÕES 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como intuito apresentar um conceito introdutório acerca da ferramenta Balanced Scorecard, doravante, para fins didáticos será usada a sigla BSC (Balanced Scorecard) para se referir a mesma. Ferramenta essa que foi desenvolvida por Robert S. Kaplan e tem como objetivo auxiliar, por meio de avaliação minuciosa como critérios específicos, para o melhoramento do desempenho das empresas, fornecendo dados relevantes para isso. Além disso, pretende-se apresenta-la (BSC) como instrumento de muito valor para análise e crescimento de uma empresa. Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica com obras que abordem o assunto e corroborem servindo de embasamento para tais informações.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Conceito do BSC
O Balanced Scorecard (BSC), é um dos instrumentos de gestão que consiste em um procedimento que tem por função medir o desempenho da empresa. O procedimento foi criado por professores da Harvard Business School e hoje em dia é bastante usado na gestão de empresas, especialmente como complemento ao planejamento estratégico. Sua sigla significa Indicadores Balanceados de Desempenho.
O BSC surge como ferramenta inovadora que busca auxiliar as empresas modernas da era da informação aliando modelos tradicionais de gestão e incrementando-os os ações e métodos necessários para uma boa gestão na era moderna. KAPLAN E NORTON (1997), explicam:
“ O BSC preserva as medidas financeiras tradicionais. Mas as medidas financeiras contam a história de acontecimentos passados, uma história adequada para as empresas da era industrial, quando os investimentos em capacidade de longo prazo e relacionamento com os clientes não eram fundamentais para o sucesso. Entretanto, as medidas financeiras são inadequadas para orientar e avaliar a trajetória que as empresas da era da informação devem seguir na geração de valor futuro investindo em clientes, fornecedores, funcionários, processos, tecnologia e inovação”.
(A estratégia em ação: balanced scored)
Dessa forma, surge um instrumento capaz de suprir as necessidades estratégicas de gestão que uma empresa do mundo moderno precisa para avaliar e melhorar seu desempenho.
- Perspectiva dos Clientes
O ponto de vista dos clientes é sem dúvidas um dos mais importantes para o bom desempenho de uma empresa. Conhecer como o negócio é visto e se é recomendado ou não para as pessoas é algo de suma importância e que deve ser aperfeiçoada constantemente. É através da perspectiva dos clientes que se torna possível o aprimoramento da empresa. Os indicadores capazes de identificar essa perspectiva de clientes, são aqueles associados ao mercado e potenciais clientes determinando vínculos entre a cota de mercado e credibilidade dos clientes. Por intermédio desses indicadores que é permitido realizar uma análise em como a empresa está no mercado e o que deve ser feito para melhorar a maneira de como a mesma é vista. TAVARES (2008, P.353) ressalta que “É indispensável para adoção dessa perspectiva e a empresa adote algum mecanismo para que o cliente possa efetivamente ser ouvido e monitorado.
Possuir não somente um bom produto, mas bons preços, serviços eficazes, uma boa imagem e uma boa relação para com o cliente é essencial. É por meio destas respostas e serviços e incentivos que se obtém novos clientes, além de manter os antigos. De acordo com os idealizadores do BSC, o conjunto de ofertas de valores devem ser personalizado, visando as características de cada empresa, porém não negligenciando fatores que estabelecem a satisfação dos clientes, como qualidade, preço e prazo de entrega.
- Perspectiva Financeira
A perspectiva financeira refere – se a como a empresa pode produzir valor para seus acionistas. Para se atingir êxito financeiro, como devemos aparecer para nossos investidores? Esse é o questionamento que deve ser respondido para que se possa determinar as metas financeiras da empresa que então serão desenvolvidas através de ações para conseguir o sucesso da empresa. A precaução com a visão que os investidores detêm da empresa é essencial, pois é por meio da identificação dela que é possível se criar uma estratégia de sucesso para alcançar os investimentos e parcerias necessários. Tratando - se a obtenção de lucro, a principal meta da empresa, fica bem clara a importância da perspectiva financeira no BSC.
Por intermédio dela que se torna possível ver a representação do que pensam gerentes, diretores e acionistas, e desta maneira mensurar e avaliar os resultados do negócio, levantando se a empresa está ou não obtendo sucesso no planejamento e estratégia utilizados. Isso pode ser verificado através de indicadores que apontem o retorno sobre investimentos; o valor econômico agregado; a lucratividade; o aumento das receitas; a redução de custo e os objetivos alinhados com estratégias de organização.
...