Trabalho de Graduação em Economia Brasileira Contemporânea
Por: robekrys • 16/5/2015 • Artigo • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 265 Visualizações
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas
Metrocamp
Trabalho de Graduação em Economia Brasileira Contemporânea
Curso de Graduação em Administração
Petrobras, a Evolução Econômica Brasileira
Dayane Monike Nonata FARIAS
Eliane Pereira da SILVA
Juliana Rodrigues Viana de SOUZA
Kryslane Myrelle PAIXÃO
Rutinéia Moreira Costa NUNES
Petrobras, sua historia e sua importância para o Brasil no momento atual.
Até 1938, a exploração do petróleo no Brasil era realizada sob o regime da livre iniciativa. Neste período, a primeira sondagem profunda foi realizada entre os anos de 1892 e 1896, no Município de Bofete, Estado de São Paulo. Neste mesmo ano as riquezas do nosso subsolo foram nacionalizadas e o Governo Brasileiro cria a CNP (Conselho Nacional do Petróleo).
Durante o Governo do Presidente Getúlio Vargas é estabelecido o monopólio sobre a exploração do petróleo que, a 3 de outubro de 1953, promulgou a Lei 2004, criando a Petrobras que atualmente é um gigante no ramo petrolífero, detentora das mais altas tecnologias na extração e transformação do petróleo e que é o objetivo deste relatório que procura expor de maneira resumida a sua origem, constituição, produtos, relação com funcionários, responsabilidade social e sua forma de atuação como empresa no cenário empresarial brasileiro e internacional.
Segundo Morais (2013), os volumes crescentes de importações de combustíveis pelo Brasil para complementar o abastecimento interno, ilustraram a dimensão dos desafios que a mais nova petroleira iria ter de enfrentar para poder resolver o problema da alta dependência brasileira do petróleo estrangeiro. Sendo assim, as principais missões da Petrobras eram incrementar as atividades exploratórias, com o fim de descobrir novas fontes de petróleo e gás natural, e empreender a construção de novas refinarias para o aumento da oferta nacional de derivados, com o objetivo de diminuir as importações e permitir aliviar as restrições na capacidade do país de importar bens de capital para o desenvolvimento industrial. Assim, este artigo buscará percorrer um caminho investigativo com o objetivo de demonstrar a importância histórica e atuação da Petrobras para a economia.
Para cumprir sua missão a Petrobras iria desempenhar, em paralelo e como conseqüência de suas atribuições no setor do petróleo, o papel de agente indutor do desenvolvimento de uma rede de empresas fornecedoras de serviços petrolíferos, firmas de engenharia e fabricantes de bens industriais, essenciais às atividades produtivas do petróleo, como forma de reduzir a dependência de aquisições externas de bens de capital e de tecnologias necessárias aos pesados investimentos previstos no setor. Outro objetivo de longo prazo seria acompanhar a Companhia, ao longo de sua história: tornar o país auto-suficiente na produção do petróleo. Esta meta, enraizada no pessoal técnico e de comando, seria um dos motores dos intensos esforços de investimentos em exploração e produção, e das continuadas ações realizadas na Companhia para o aprendizado tecnológico e a capacitação de pessoas. (MORAIS, 2013). Assim e desta forma, não se pode negar a importância da empresa Petróleo Brasileiro S.A. no cenário econômico brasileiro e social da nação.
Os projetos apoiados pela Petrobras aplicam conceitos de responsabilidade social por diversas razões. Eles procuram melhorar a vida das pessoas, especialmente das mais necessitadas, procurando combater a desigualdade, que é a nossa maior mazela. A ênfase é dada na formação das pessoas, especialmente crianças e adolescentes, procurando capacitá-las para no futuro usar seus conhecimentos para desenvolver atividade produtivas e exercer sua cidadania, OdedGrajew (2003)
A Petrobras busca também apoiar seus parceiros e atuar nas comunidades onde opera, procurando inclusive evitar danos que suas atividades podem causar ao meio ambiente. As parcerias com o poder público, especialmente na educação, são muito importantes, todos esses projetos são realizados em parceria com organizações sociais, o que ajuda a fortalecer o tecido social. Os projetos são permanentemente avaliados, inclusive com a participação da comunidade. OdedGrajew,(2003) ainda ressaltar que a Petrobras procura completar essas ações implementando uma gestão que procura balizar todas as suas relações, incluindo com seus funcionários, pelos princípios da responsabilidade social.
A Petrobras, com seus 86.000 funcionários, não é uma empresa qualquer: refina 98% da gasolina consumida no Brasil, mantêm negócios com quase 20.000 empresas que lhe fornecem todos os tipos de produtos e serviços, e é ela própria responsável por um décimo de todos os investimentos feitos no Brasil. Por isso o Governo, nocauteado pela crise, teme não só a repercussão política do caso, mas também uma eventual ressaca econômica e também social.
O impacto econômico do caso também preocupa, que afeta em cheio algumas das maiores empresas do país. A estatal perdeu aproximadamente a metade de seu valor na Bolsa desde o começo do caso. O presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, afirmou com preocupação que o caso tem o potencial de parar o Brasil economicamente.
Um esquema bilionário de lavagem e desvios de dinheiro envolvendo a Petrobras veio à tona em março deste ano, quando a PF deflagrou a operação Lava Jato. A operação recebeu o nome Lava Jato porque em um dos desvios de dinheiro o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. Curiosamente, o posto que deu origem às investigações fica no Distrito Federal e não tem um lava-jato entre suas instalações.
A Operação Lava Jato apareceu para o grande público em março de 2014, com a detenção de 24 pessoas em vários Estados do Brasil, mas começou em julho de 2013, quando a Polícia Federal de Curitiba (Paraná) descobriu uma rede de lavagem de dinheiro de tamanho médio que operava em Brasília e São Paulo.
Empresa é investigada por suspeitas de superfaturamento e propina envolvendo políticos, diretores da Petrobras e gestores de empreiteiras.
As principais denúncias envolvendo a Petrobras;
- Compra de refinaria em Pasadena;
A denúncia é a de que a Petrobrás teria pago muito mais do que a tal refinaria valia. Em 2005, a empresa belga Astra Oil pagou por essa refinaria US$ 42,5 milhões. Em 2006, a Petrobras pagou US$ 360 milhões por metade dela. Esse é o primeiro problema.
Em 2006, a Petrobrás comprou essa refinaria, pensando em refinar nosso petróleo para vender nos Estados Unidos.
...