Trabalho de Metodologia Artigos
Por: edithy • 5/5/2015 • Artigo • 1.908 Palavras (8 Páginas) • 212 Visualizações
ATIVIDADE
- Qual e o objetivo de cada um?
- Qual a duvida problema os autores que elucidar?
- Qual a metodologia aplicada na pesquisa?
- Quantos autores foram citados no artigo?
- Qual a conclusão do autor?
- Qual a estrutura do artigo?
RESPOTAS
Políticas Públicas e Administração Democrática
Rogério Luiz Nery da Silva1
Resumo: O presente estudo tem o propósito de analisar fundamentos conceituais referentes às políticas públicas a partir de seu surgimento, no contexto das alterações surgidas no modelo tradicional de administração pública, notadamente no início do século XX, conferindo ênfase aos postulados da legalidade, da legitimação e dos procedimentos de construção das referidas policies, buscando conhecer de algumas das considerações teóricas que embasam ou explicam seu modus faciendi ou suas características. O artigo promove uma abordagem aproximativa da disciplina da Administração Pública, focada no novel instituto, se assim for admissível classificá-lo, com o fito de instrumentalizar as necessárias pesquisas, a serem conduzidas concentradamente nos campos do direito constitucional e do direito administrativo. Palavras-chave: Políticas públicas. Direitos sociais. Administração democrática.
- O presente artigo tem por propósito analisar o conceito de políticas públicas no contexto do Estado contemporâneo, sob o pressuposto de que esses são elementos fundamentais para que se compreenda a legitimidade da participação popular em todo o processo de administração e consolidação dos direitos fundamentais sociais e da democracia, tal como se compreende na atualidade, em especial para a realização das melhores escolhas que viabilizem efetividade da ação estatal e o atendimento das demandas pertinentes aos direitos sociais.
- Acerca da relação entre a política e o direito, Bucci (2006, p. 244) denuncia a interposição de uma barragem entre ambos, promovida pela tradição formal e alerta sobre as dificuldades de se vencer tal construção teórica, o que demanda a adoção de providência que designa como “solu- ção técnico-institucional”, qualificada, concomitantemente, como; a um, simples, ao dispensar a mediação institucional na interação dos atores sociais, afastando o risco de cooptação pelos setores elitizados da sociedade; a dois, complexa, quanto à promoção “equalizadora da comunicação”, necessária à relação dos grupos sociais, com destaque para a distinção entre pessoas: por classes sociais, por grupos de interesses divergentes, por partidos competidores e por organizações concorrentes, aptas a viabilizar uma ação politicamente coordenada e socialmente útil.
- Como principal exemplo do modelo sequencial, Theodoulou (2005) confere ênfase ao esforço da comunidade científica em esboçar a referencial procedimental à elaboração das políticas, desde o surgimento do problema até o arquétipo final da política, para o que indica determinadas fases, como fruto da consolidação das diversas doutrinas, segundo certo consenso, registrando-se, apenas moderada variação quanto aos efeitos e intensidade de cada etapa, conforme a escola. A partir dessas considerações, a autora aponta seis estágios sequenciais, a saber: a um, o reconhecimento do problema e a identificação do tema – seleção de problemas que requerem ação governamental; a dois, o estabelecimento da agenda – quando determinado assunto recebe o status de relevante; a três, a formulação da política – construção de propostas, da combinação de assuntos; a quatro, a adoção da política – busca de apoio para conversão em política governamental; a cinco, a implementação da política – a efetivação em programas públicos, com a cooperação dos cidadãos, Estado e governo local, e, a seis, a análise e avaliação das políticas – pelo exame dos resultados das ações das políticas, inclusive sobre seu sucesso ou não. Theodoulou (2009, p. 87) adverte para o aspecto dinâmico do processo, que, uma vez iniciado, provoca a sucessão de etapas até a conclusão, reclamando constante monitoração e acompanhamento, focado na obtenção do resultado preconizado.
- Saravia; Faria; Bucci; Valle; Moreira Neto; Pérez Luño; CANOTILHO; Sunstein e Holmes; Amaral; Chevallier e Loschak; Peters; Aguillar Villanueva; Aith; Pereira e Grau; Lasswell; Dahl; Theodoulou; Subirats; Lindblon; Parada.
- Com fundamento nos estudos e considerações antecedentes, buscou-se noticiar sumária, mas adequadamente, a esteira de mudanças pelas quais a concepção e a operação do Estado-Administração precisou trilhar, com intuito de delinear o contexto fático e justificar a razão do advento do “instituto” das políticas públicas, no cenário da administração – ainda que Bucci (2002, p. 250-252) não recomende qualificá-las dessa forma. Em seguida, limitou-se o objeto central do trabalho ao enfrentamento do conceito das políticas públicas, a partir de sua noção elementar, como realização de escolhas e de prioridades alocativas para a condução de ações políticas, representativas ou não da aplicação de recursos, buscando-se, em cada momento, trazer à colação a visão de renomados estudiosos da área.
- Titulo do artigo; Resumo; Palavras- Chave; Introdução; Desenvolvimento; Elaboração, Execução e Controle; Conclusões e as Referencias.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inovando no ensino de administração: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (PBL)
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência educacional inovadora de ensino-aprendizagem de administração em disciplinas de graduação e pós-graduação com a aprendizagem baseada em problemas ou PBL (problem-based learning), como é mundialmente conhecida. A experiência ocorreu numa escola de engenharia de uma universidade pública, em diversos cursos de graduação em engenharia e em disciplinas de pós-graduação. Todas as disciplinas tinham conteúdos de administração, especificamente de "teoria geral da administração" e "introdução à administração". O estudo almeja substituir abordagens didáticas tradicionais e a construção conjunta da mudança entre professor/tutor e alunos. A adoção do PBL foi motivada pelo descompasso entre as exigências e dinâmica da vida profissional e a passividade e alienação dos alunos em sala de aula. A avaliação geral do professor e de 90% dos alunos é que o PBL tem bom resultado na aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes. Palavras-chave: ensino de administração; aprendizagem baseada em problemas; ensino superior.
...