Trabalho de Sociologia e Sociedade
Por: bertixp • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.462 Palavras (6 Páginas) • 407 Visualizações
FACULDADE MAUÁ DE BRASÍLIA
MARIA ALÍCIA RODRIGUES DO CARMO COELHO
A HISTORIA DA ROMA ANTIGA - ASCENSÃO E DECLINIO
Trabalho entregue a disciplina Sociologia e Sociedade Brasileira, da Profª Maria Isabel Santos.
Brasília/DF
2017
Sumário
1. Introdução..................................................................................................
2. Sociedade e Civilização ............................................................................
3. Cultura Romana ........................................................................................
4. A religião em Roma....................................................................................
5. O império Romano.....................................................................................
6. Conclusão..................................................................................................
Introdução
Com a mistura de 3 povos na região, os gregos, etruscos e italiotas; foi fundada a cidade conhecida como Roma. No inicio o sistema político era a monarquia, governada por um rei de origem patrícia, e a população era formada basicamente por nobres proprietários de terras, chamados de patrícios, e por plebeus. Posteriormente a mesma região foi o território de uma das maiores civilizações vistas na historia, dando origem a uma cultura considerada bastante complexa, além de construir um império notável que marcou e influenciou a historia politica e militar da antiguidade. Após uma grande ascensão, com milhares de batalhas vencidas, e terras tomadas, o império sinônimo de grandeza e força chegou ao fim, mas deixando grandes legados vistos inclusive atualmente dentro das sociedades modernas.
Civilização e sociedade Romana
A sociedade Romana teve grande influencia ao longo dos anos em diferentes áreas importantes existentes em qualquer civilização, os mesmos influenciaram areas como a cultura, a política, religião e sociedade mesmo longos períodos após a sua criação. Como dito, no inicio da criação de roma o sistema politico era a monarquia, onde a realeza tinha funções executivas, judiciais e religiosas. Já na função legislativa o rei tinha poderes limitados e todas as leis apresentadas por ele tinham de passar pela aprovação dos Anciões que era formado pelos idosos que chefiavam as maiores famílias patrícias, onde eles quem propunham novas leis, e fiscalizavam as ações do Rei, sendo uma vez a lei aprovada pelo Senado, era submetida a outra averiguação exercida pelos membros da Assembleia que eram cidadãos em plenas condições de servir o exercito, eles elegiam altos cargos, aprovavam ou não as leis e ovacionavam o rei.
A civilização romana era dividida em classes, de acordo com poder monetário, essas respectivas classes são:
- Os patricios foram descendentes dos primeiros cidadãos que povoaram Roma, eles possuiam nobreza hereditária e instituíam a aristocracia da Roma Antiga, eles dispunham de grandes propriedades de terras, possuíam muita riqueza, escravos e gados. Tinham grandes poderes e direitos políticos, podiam ter finalidades no exército, na religião, na justiça e na administração e no topo da pirâmide social romana, estruturavam a minoria da população.
- Os plebeus eram homens livres, porém não tinham acesso a poderes políticos, eram responsáveis principalmente por atividades artesanais e pelo comercio da cidade. Dentro desta mesma classe de plebeus, existiam os chamados clientes, que eram plebeus ricos como médicos, advogados, comerciantes; que prestavam serviços aos patrícios em troca de proteção e benefícios econômicos. Os mesmos se diferenciavam dos patrícios uma vez que não vinham de uma família nobre.
- Os escravos realizavam qualquer tipo de atividade, eram obtidos por meio de guerras, e não obtinham nenhum poder político. Na epoca da monarquia não existiam muitos escravos em roma, porém, com a expansão do império, com novas guerras e com novas terras conquistadas, e número de escravos foi aumentando consideradamente ao longo dos anos. No auge da superpopulação de escravos em roma, como uma forma de combater a fome e controlar a expansão da população, foi adotada a política de "pão e circo", onde era distribuído cereais nos grandes espetáculos entre escravos e gladiadores para entreter a plebe. Apesar de os escravos não terem muitos direitos, como serem impossibilitados de manterem o matrimonio legal, sendo assim, todo filho entre dois escravos pertencia ao senhor, além de serem considerados apenas um grau acima dos gados, ou seja, sem valor, os escravos podiam obter a sua liberdade, por meio de concessão do seu dono, pelo benefício da lei ou por vontade de um príncipe.
Cultura romana
A cultura romana é uma das poucas culturas já existentes no mundo que influenciaram tantas culturas posteriormente, e é tida como o berço de muitos conceitos que até hoje na atualidade mantemos, como nas áreas de literatura, historia e arquitetura. Por exemplo, foi entre os romanos que nasceu o Latim, língua que posteriormente deu origem a outras línguas importantes como o português, italiano, francês e espanhol. O império romano é conhecido principalmente por suas conquistas políticas, mas também as suas conquistas sociais, e artísticas foram muito importantes. A partir da política de pão e circo adotada pelo Rei, como forma de evitar que o povo se rebelasse contra a própria realeza, nasceu um dos pontos mais fortes da cultura em roma, as lutas dos gladiadores no Coliséu e em vários outros estádios distribuídos pelo território do império, dando inicio a uma série de criações na area da cultural. Como Roma foi fundada por 3 diferentes povos, a miscigenação de diferentes culturas era muito presente na cultura da civilização romana, é verdade que os romanos aperfeiçoaram grande parte das caracteristicas que absorveram de outros povos, mas também não se pode negar que a cultura vista na roma antiga era influenciada por culturas de outras sociedades anteriores e da época. Vemos isto na arquitetura romana, que foi herdada pela civilização etrusca algumas características e pelos gregos outros traços e caracteristicas também. Mas também algumas técnicas de construção foram desenvolvidas pelos romanos, que criaram inúmeras novidades no meio arquitetônico.
...