Trabalho de administração
Por: Quele Chaves • 25/9/2015 • Trabalho acadêmico • 566 Palavras (3 Páginas) • 135 Visualizações
Gestão de Negócios.
O maior desafio de toda a empresa seja ela do setor público ou privado é manter a excelência no que tange ao campo da gestão. Para tanto, a adoção do Modelo de Excelência da Gestão – MEG, faz-se de extrema relevância. É por intermédio dele que as organizações poderão desenvolver uma gestão sustentável e mesmo as cooperativas poderão agregar valores a sociedade, pois este visa um aprimoramento constante e melhorias contínuas.
O MEG propicia uma melhor compreensão do mercado seja ele no cenário local ou global, sendo capaz de sinalizar qual o grau de maturidade da gestão e seus possíveis resultados organizacionais. Vale salientar que vários são os benefícios quando se adota este mecanismo, dentre eles podemos citar:
* Alinhamento de recursos;
* Identificação de pontos fortes, bem como oportunidades de melhorias;
* Aprimoramento da comunicação;
* Melhoria na produtividade e efetividade de ações;
* Preparação, no que diz respeito a atingir metas estratégicas pré-estabelecidas.
As empresas que buscam adaptar-se e aperfeiçoar-se constantemente no mercado global devem, portanto, estar alicerçadas nos 13 Fundamentos de Excelência, os quais caracterizam-se por expressarem-se em processos gerenciais e perceptivelmente como fatores de desempenho.
De acordo a Fundação Nacional da Qualidade os Treze Fundamentos da Excelência são:
1. Pensamento sistêmico;
2. Atuação em rede;
3. Aprendizado organizacional;
4. Inovação;
5. Agilidade;
6. Liderança transformadora;
7. Olhar para o futuro;
8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
9. Responsabilidade social;
10. Valorização das pessoas e da cultura;
11. Decisões fundamentadas;
12. Orientação por processos;
13. Geração de valor.
Esse Fundamentos ainda contam com mais 8 Critérios de Excelência os quais tem a função de garantir à organização uma melhor visão e compreensão no que diz respeito a seu sistema gerencial o qual abrange características alcançáveis, qualitativa ou quantitativa, propostas relativas aos processos gerenciais e solicitações de resultados.
O MEG classifica a organização como um sistema vivo que se integra um ecossistema um tanto quanto complexo que necessita de uma visão sistêmica em relação a toda a gestão organizacional do qual depende, deve interagir e ser adaptável.
http://4.bp.blogspot.com/-VDOCHIYzE1Q/TtbsalCqJPI/AAAAAAAAAOo/WseUla9d92w/s1600/Diagrama.jpg
Figura 1. Mandala do MEG Fonte: http://professorarturreis.blogspot.com.br/2011/11/modelo-de-excelencia-da-gestao-meg.html.
...