Trabalho de analise financeira da perdigao
Por: reinaldopena • 15/3/2016 • Trabalho acadêmico • 6.132 Palavras (25 Páginas) • 314 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz uma abordagem de análises financeiras extraídas do balanço patrimonial da empresa Perdigão S.A, nos exercícios de 2002, 2003 e 2004. Onde serão demonstrados através de índices próprios os seus ciclos operacional, financeiro e econômico, bem como expondo suas necessidades de adotar políticas relacionadas a seus estoques, cobranças e de crédito.
O trabalho também demonstrará a Dinâmica do Capital de Giro, fazendo parâmetros nos períodos analisados entre si, expostos no gráfico do Efeito Tesoura, demonstrando seus pontos fracos e fortes, para posterior tomadas de decisões político-financeiras, no que diz respeito a um melhoramento do desempenho de suas atividades comerciais.
HISTÓRICO
A Perdigão S.A. caracteriza-se como “holding” e no contexto operacional das Empresas Perdigão as principais atividades desenvolvidas são: a criação, produção e abate de aves (frangos, Chester, perus e outros) e suínos; industrialização e/ou comercialização de produtos frigorificados, massas, vegetais congelados e derivados de soja.
Visão comercial e determinação ajudaram descendentes de duas famílias de imigrantes italianos - os Ponzoni e os Brandalise - a estabelecer, em 1934, em Vila das Perdizes, meio-oeste de Santa Catarina, um pequeno negócio de secos e molhados, com o nome de Ponzoni, Brandalise & Cia. Seu crescimento deu origem a um dos maiores complexos agroindustriais de todo o mundo - a Perdigão, nome escolhido pela abundância dessa ave (macho da Perdiz) na região. Diversificando seus negócios, a empresa iniciou, em 1939, suas atividades industriais através de um pequeno abatedouro e fábrica de produtos suínos. A vila cresceu e tornou-se o município de Videira. Em 1954, o espírito empreendedor de seus fundadores levou a empresa a investir em avicultura. Localizada numa região caracterizada por um sistema fundiário de pequenas propriedades, a Perdigão implantou ali, ao longo dos anos, um sistema produtivo de aves e suínos revolucionário: a integração vertical, aliando a tecnologia da empresa ao trabalho sério e dedicado dos produtores. Esta importante parceria busca um objetivo comum: a qualidade do processo, garantindo uma nova relação capital- trabalho.
Dotada de uma vocação natural para o crescimento, a Perdigão, ao longo de sua história, consolidou uma significativa expansão industrial. Transpôs as fronteiras de Santa Catarina, incorporando e implantando unidades produtivas nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, transformando-se em um negócio que emprega mais de 27 mil funcionários e é constituído por 13 unidades industriais de carnes, 2 de soja, 7 fábricas de ração, 13 incubatórios e 18 centros de distribuição.
ANÁLISE FINANCEIRA DE BALANÇOS DA EMPRESA PERDIGÃO S/A
CICLO OPERACIONAL
É o período de tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos
[pic 1]
Cálculo do Ciclo operacional da Empresa Perdigão S/A.
COP = 64 d + 13 d
CO P= 77 Dias
CICLO FINANCEIRO
Este índice tem a finalidade de apresentar a quantidade de dias de faturamento estável que uma empresa necessita paras atender seus compromissos operacionais.
Interpretação: quanto menor o número de dias encontrados, melhor será porque a entidade em tese necessitará de menos capital de giro, principalmente de terceiros.
[pic 2]
Cálculo do Ciclo financeiro da empresa Perdigão S.A
CF = 77 d – 34 d
CF = 43 Dias
CICLO ECONÔMICO
O ciclo econômico é o tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Vai desde a aquisição dos produtos até o ato da venda, não levando em consideração o recebimento das mesmas (encaixe).
[pic 3]
Cálculo do Ciclo Financeiro da empresa Perdigão S.A
CE = 64 Dias
DIAGRAMA DOS CICLOS OPERACIONAL, ECONÔMICO E FINANCEIRO
Compras Vendas Rec. Vendas[pic 4][pic 5][pic 6]
PMRE = 64 d PMRV = 13 d C.OP.= 77 d [pic 7]
Pagto. Compras[pic 8][pic 9][pic 10]
PMPC = 34 d CICLO DE CAIXA = 43 d[pic 11]
[pic 12][pic 13]
Ciclo Operacional = 77 dias[pic 14]
[pic 15][pic 16]
Ciclo Econômico = 64 dias[pic 17]
[pic 18][pic 19]
Ciclo Financeiro = 43 dias[pic 20]
Análise:
A empresa apresenta um ciclo operacional de 77 dias, sendo o seu prazo médio de rotação de estoques (PMRE) de 64 dias, que é considerado bastante extenso, havendo uma necessidade de um maior giro em seus estoques. Em contrapartida o seu prazo médio de recebimentos de vendas (PMRV) é de apenas 13 dias, onde há um ingresso mais rapidamente de dinheiro em sua conta caixa, para saudar compromissos de curto prazo. O seu prazo médio de pagamento de compras (PMPC) é de 34 dias, havendo uma necessidade de negociações por parte do departamento de compras, por prazos mais longos em seus financiamentos operacionais, conseqüentemente faz com que a empresa tenha que se autofinanciar por 43 dias, comprometendo suas disponibilidades de caixa.
...