Trabalho Analise das Demonstrações Financeiras e Contábeis
Por: Lucas Paulino • 17/8/2020 • Trabalho acadêmico • 843 Palavras (4 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Resenha Crítica de Caso
Marcio da Cruz Souza
Trabalho da disciplina Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras
Tutor: Prof. Eduardo de Moura
Local Belo Horizonte
Ano 2020
DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA TRÊS EXEMPLOS
Referência:
WILLIAM, J. Burns Jr e JULIE, H. Hertenstein. Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos. Harvard Business School, 1998.
Os autores apresentam em seu estudo de caso uma situação de um engenheiro de vendas da Aldhus Corporation chamado Jhon Stacey, que perdeu uma aula de contabilidade em seu curso de MBA. A mesma seria dedicada a análise e discussão da demonstração de fluxos de caixa e haveria a possibilidade de o conteúdo ser aplicado nos testes semanais. Um colega de classe lhe enviou algumas anotações, porém, eram difíceis de compreender por quem não havia acompanhado a aula, sendo assim, John pediu ajuda para a experiente controller assistente da empresa, Lucille Barnes, uma funcionária da área de controladoria da empresa Aldhus onde trabalhava.
Na reunião, Lucille apresentou a Jhon três demonstrações de fluxos de caixas de três empresas distintas de alta tecnologia e uma série de questões para orientar o seu estudo. Lucile também explicou a Jhon que a demonstração de fluxos de caixa, faz parte de um conjunto de três demonstrações obrigatórias que as empresas precisam apresentar, entre elas, o balanço patrimonial e a demonstração de resultados, sendo considerada a demonstração de fluxos de caixas uma das mais importantes pois diz mais sobre o que realmente está acontecendo em um negócio do que as demais.
É notável que essa afirmação se reflete no fato de que demonstrações contábeis podem ser manipuladas para apresentar números diferentes da realidade das empresas, caso que pode ser mais difícil de ocorrer no fluxo de caixa, pois é mais difícil forjar a entrada de recursos dentro de uma empresa, a não ser que estes recursos, de fato, estejam nela inseridos.
As demonstrações de fluxo de caixa são divididas em três partes: atividades operacionais, de investimento e de financiamento e cada parte mostram as entradas e saídas de caixa relacionadas a cada tipo de atividade:
Atividades operacionais: mostram as entradas e saídas relacionadas às operações da linha de negócios da empresa, como exemplo, saída para compra de estoque;
Atividades de investimento: mostram os fluxos relativos para a compra e venda de ativos não ligados à revenda e a liberação e cobrança de empréstimos;
Atividades de financiamento: mostram aumento ou redução de recursos de investidores e credores da empresa.
Nas demonstrações de fluxos de caixa, as atividades operacionais são importantes para cobrir as necessidades de caixa das operações. Numa empresa em que há aumento das contas de estoque, clientes, fornecedores e outros pagamentos operacionais pode indicar crescimento. Nas atividades de investimento, espera-se que a empresa invista continuamente em terrenos, equipamentos e outros. Já as atividades de financiamento costumam oscilar muito, mais se espera que seja negativo, demonstrando que a empresa possui caixa operacional suficiente para saldar dívidas.
...