Trabalho do Granjeiro
Por: 2013201088 • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 937 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
Dentro do Modelo do Comportamento Organizacional o granjeiro não obteve sucesso em sua cria de galinhas, pois utilizou poucos conhecimentos necessários para uma boa administração. o granjeito ficou mais focado em obter lucro a chamada Era Industrial com as seguintes características: poder hierárquico, obediência, controle, centralização, foco na disciplina, entre outros. Atualmente as organizações preocupam-se com o indivíduo, o grupo e o sistema organizacional. O comportamento individual das pessoas é um aspecto importante nas organizações, ele se caracteriza por diferenças individuais e de personalidade. Assim as pessoas tem muitas coisas em comum, mas também muitas diferentes, conhecer dimensões de personalidade dos colaboradores (Era do Conhecimento) e/ ou dos subordinados (Era Industrial) tais como introversão/ extroversão auxiliam os executivos com relato ao respeito, a diversidade, a compreender as dificuldades pessoais dos colaboradores, a traçar planos de treinamentos para estimulá-los e a alocá-los em funções compatíveis com suas características. Nesse sentido, as atitudes são afirmações avaliadoras em relação aos objetos pessoais e eventos. Elas são determinantes do comportamento, pois estão relacionadas com percepção, personalidade, aprendizagem e motivação.
O granjeiro possuía diversidade porque tinha uma variedade de galinhas, porém algumas botavam ovos e outras não (galos). Os valores nos ajudam a compreender as atitudes, comportamentos e motivações em diferentes culturas. Influenciam nossa percepção sobre o mundo, dando-nos interpretações do que é certo ou errado e a ideia dos comportamentos preferíveis. As galinhas não tinham satisfação, pois funcionários satisfeitos com o trabalho mostram mais disposição em engajar-se em atividades que ultrapassam as expectativas, quando são tratados de forma justa, confiam na organização e aumentam a satisfação dos clientes porque são mais amáveis, alegres e atenciosos, deixam menos o emprego construindo relacionamentos mais duradouros e cidadania organizacional. As organizações são constituídas de pessoas que tem sentimentos, englobando uma variedade de sensações que essas pessoas experimentam, também tem emoções que são sentimentos intensos e não possuem um estímulo contextual. A personalidade de um indivíduo, é a combinação dos traços que utilizamos para descreve-los. O granjeiro não utilizou a sua percepção, processo pelo qual os indivíduos organizam e interpletam suas impressões sensoriais e tem como finalidade dar sentido a seu ambiente, o mesmo não percebeu o que acontecia com as galinhas e acabou não tendo um resultado satisfatório, tomou uma decisão que se caracteriza pela limitação da racionalidade, pelos erros humanamente comuns e pelo uso da intuição precipitada que foi eliminar os galos. A motivação, processo psicológico básico, responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de um determinado objetivo, existia mas não foi realizada corretamente, as galinhas que produziam mais se alimentavam, porém não foi o suficiente, assim a insatisfação foi grande.
Em relação ao grupo definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos que se reúnem visando obtenção de um determinado objetivo também influenciou os resultados que eram individuais e sem sinergia, para que desse certo ele poderia trabalhar em equipe gerando uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado, pois os esforços indivuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais. Faltou a comunicação que tem como funções básicas: controle, motivação, expresso emocional e informação entre ele e sua equipe de trabalho gerando uma sinergia negativa, seu único relacionamento é o papel de chefe que toma as decisões como um líder que trabalha democraticamente. Não exercendo de modo significativo o seu poder que se refere a capacidade que um indivíduo tem de influenciar o comportamento de outros de tal modo que estes falam coisas que normalmente não fariam. O granjeiro comandava as galinhas do seu jeito, sem deixar que elas hajam naturalmente, gerou um grande conflito processo que tem inicio quando alguém percebe que outra parte afeta ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante dentro da granja acarretando seu mau funcionamento. O poder e a política se interligam, politica e poder são em vão. O granjeiro poderia utilizar a negociação processo em que duas ou mais partes trocam bens ou serviços e buscam um acordo sobre as vantagens dessa troca para elas repensar o que deu errado para recomeçar de um modo que ambos ficassem satisfeitos. Assim, depois de perder sua produção o granjeiro entendeu que era necessário mudar suas concepções que o importante era os dois lados saírem ganhando não apenas ter lucro, pois organização que aprende tem características de uma organizção inteligente como comunicação aberta e visão compartilhada. As empresas inovadoras apresentam como características a descentralização, flexibilidade e respeito ao potencial humano e responsabilidade social quando a organização adota politicas e assume descisões que beneficiem a sociedade.
...