Trabalho empreendorismo social
Por: Marina Salvia • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 608 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
___________________________________________________________________
Nome do projeto: Cantinho da comunidade
Gerente de projeto: Juliana Scrico
Início: 01 / 02 / 2016 Término: 30/ 05 / 2016
Versão: 2.0
1. - Introdução:
1.1 – Justificativa
Como justificativa do nosso empreendimento, temos um assunto que causa preocupação no mundo todo, que é a fome. Segundo dados do IBGE a fome caiu 1.8 ponto percentual no país entre 2009 á 2013, mas, segundo eles, ainda temos uma estimativa de 7,2 milhões de pessoas no Brasil que passam fome. Além desse problema a pesquisa mostra que quando há fome, o acesso a serviços públicos básicos como, saneamento e abastecimento de água são precários. Posto isso, buscamos ajudar o país a diminuir ainda mais esse índice atendendo parte das pessoas que mais necessitam da nossa ajuda.
FONTE (se necessário) http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1564053-brasil-reduz-fome-mas-pessoas-nessa-situacao-vivem-pior-aponta-ibge.shtml
1.2 - Descrição do Projeto
1.2.1 – Objetivo Geral
Diante da crise econômica, a sociedade brasileira vem sofrendo com diversos problemas, entre eles, a fome. Assim, as comunidades mais carentes ficam sem acesso a uma refeição de qualidade e valor acessível em grandes centros comerciais, onde normalmente trabalham. Como objetivo geral, o nosso projeto visa atender a essas necessidades, promovendo assim uma melhor qualidade de vida e sustentabilidade.
1.2.2 – Objetivos Específicos
Como objetivo especifico, buscaremos atender a comunidades próximas a grandes centros comerciais. Como detalhamento do projeto, teremos como mão de obra a própria comunidade, e como matéria prima desenvolveremos uma horta familiar e buscaremos por recursos em microempresas (mercados, padarias...).
1.2.3 – Resultados Esperados / Metas
Como resultado, esperamos atender ajudar essas comunidades, não apenas contribuindo para uma melhor qualidade de vida, como também, para sua sustentabilidade interna. Do modo que promova os microempresários e a mão de obra dentro dela.
Como meta, a equipe de projeto busca estar cada vez mais presente em comunidades no qual atendem ao requisito de ter grandes centros comerciais próximos, em dois anos.
1.2.4 – Premissas e Restrições
O projeto traz como restrições: atender apenas comunidades com grandes centros comerciais próximos, para oferecer a opção do trabalhador da comunidade de possuir uma refeição de qualidade por um preço adequado. Além disso, há restrição da limitação de recursos, pois como nossa maior pretensão é a sustentabilidade da comunidade, talvez não conseguiremos oferecer uma refeição de opções variadas no cardápio, por usarmos apenas a matéria prima de microempresas da região e da nossa horta familiar.
Como premissa possuímos a horta familiar, no qual também tem como objetivo a sustentabilidade da comunidade e ser um dos principais recursos para o nosso restaurante.
1.2.5 – Quais serão os parceiros do Projeto?
Os parceiros do nosso projeto são: os microempresários locais (visando ajudar na sustentabilidade da comunidade e os próprios moradores).
1.2.6 – Como a comunidade vai participar do projeto?
A participação da comunidade ocorrerá por meio da mão de obra e desenvolvimento da horta familiar. A divulgação será por meio de almoços comunitários e palestras motivacionais. Com esse projeto e evento, pretendemos conscientizar e ensinar a população como usufruir de maneira correta o recurso oferecido, não somente atender as necessidades, mas também para manter a qualidade do recurso oferecido.
...