Trabalho sobre a Nike
Por: apaulacjesus • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.787 Palavras (16 Páginas) • 1.579 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Este estudo de caso refere-se ao tema competitividade e estratégia por apresentar-se como aliada direta no desenvolvimento empresarial, ao tempo em que ela exercita as empresas para se saírem melhor que os seus concorrentes diretos e indiretos na busca por lucro e pela satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve. Competitividade é a luta dos seres vivos pela sobrevivência, especialmente quando são escassos os elementos necessários à vida entre os componentes de uma sociedade. Simplificando o conceito de Competitividade: é a disputa por algo que dois ou mais competidores desejam.
A definição acima é bem aplicada à competição entre empresas, pois se refere à busca simultânea por vantagens e por elementos necessários à sobrevivência das mesmas, os clientes.
Para alcançar a competitividade, a empresa deve analisar os ambientes internos e externos, investir em novas estratégias e em um plano estratégico eficiente.
Em face ao grande número de concorrentes nascendo no mercado e às grandes e rápidas transformações globais, a maioria das empresas vem investindo em meios de se manterem à frente no mercado.
- PROBLEMA
Devemos enfatizar que uma empresa pode se deparar com inúmeras dificuldades devido a constante mudança do mercado. A organização deve adequar-se às mudanças do mercado, caso contrário podem surgir diversos problemas. Na Nike podem ser citadas algumas dificuldades relativas à estratégia da empresa, que já não era mais eficiente e necessitava ser mudada, além da falta de inovação nos produtos.
Percebemos que no ano de 1998, devido aos problemas de uma estratégia inadequada, os concorrentes diretos começaram a se tornar mais fortes, tinha falta de inovação e os produtos encalharam no Japão. A Nike estava perdendo sua postura competitividade.
Sendo assim, nos deparamos com a seguinte questão: O que deve ser feito para que a Nike volte a se tornar competitiva?
- HIPÓTESES
Os fatores importantes para o desenvolvimento de uma postura competitiva é fazer uma análise organizacional dos ambientes internos e externos da empresa, atentando para a rivalidade entre os concorrentes e o poder dos clientes, que são dois fatores externos principais que moldam a competitividade.
Além dos fatores citados acima, existe ainda a questão da estratégia. Uma nova estratégia deveria ser implementada para que a Nike voltasse a tomar uma postura competitiva. Isso demonstraria uma mudança de mercado, pois a empresa estava perdendo para seus concorrentes diretos. O sucesso de uma organização é sustentado por meio de boas estratégias.
Por fim, um planejamento estratégico eficiente deveria ser feito. O mesmo definiria os meios para se alcançar a estratégia.
Todos esses fatores têm influência no desempenho geral da empresa. As soluções encontradas fariam a empresa voltar a se tornar competitiva, obtendo sucesso em relação aos seus concorrentes.
- OBJETIVOS
- Objetivo geral
- Esclarecer o que deve ser feito para que a Nike volte a se tornar competitiva.
- Objetivos Específicos
- Mostrar o planejamento estratégico como adepto direto da competitividade.
- Esclarecer como uma mudança de estratégia pode ajudar o desenvolvimento empresarial.
- JUSTIFICATIVA
Este estudo de caso pretende apresentar aos leitores como solucionar a questão de uma estratégia ineficiente. Sendo assim, entendemos que saber as dificuldades que os gestores encontram para administrar uma empresa, é um problema relevante. A escolha do tema é justificada pela sua importância para:
- A ciência: Através da pesquisa realizada, foram colhidos dados e informações importantes que contribuirão para o aumento do acervo científico.
- A sociedade: Se a empresa inova e se reestrutura, ela se destaca no mercado, gera mais lucro e, consequentemente, se expande, gerando empregos.
- As empresas: Para se sair melhor que os seus concorrentes, cria novas estratégias e se adapta para inovações, dessa forma alcança a lucratividade, produtividade e a satisfação dos clientes ou cidadãos aos quais serve.
- O crescimento intelectual dos autores: Sendo um assunto de suma importância, entender sobre postura competitiva, estratégia e planejamento estratégico trouxe um crescimento intelectual e grandes informações, contribuindo para o desenvolvimento profissional.
- METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. A metodologia a utilizada foi bibliográfica e eletrônica, a coleta de dados/informações foi feita através de páginas na internet e pesquisas em livros. As pesquisas realizadas permitem que se tome conhecimento de material relevante, tomando-se por base o que já foi publicado em relação ao tema, de modo que se possa delinear uma nova abordagem sobre o mesmo, chegando a conclusões que possam servir de embasamento para pesquisas futuras.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A EMPRESA
A Nike é uma empresa criada nos Estados Unidos a partir de uma idéia defendida em um trabalho de conclusão de curso de MBA. Atualmente está entre as 15 empresas mais inovadoras do mundo, segundo ranking da Fast Company e entre as 14 maiores grifes de moda, segundo a Forbes. É considerada uma das maiores no segmento de calçados e roupas esportivas.
2.2 SITUAÇÃO EM 1998
Em 1997 a Nike era uma das líderes no mercado de calçados, mas em 1998 seu desempenho começou a cair. Os comerciantes alegavam que todas as marcas vendiam os mesmos produtos, não havia uma diferenciação nem inovação de nenhuma das empresas desse ramo. A concorrência estava ficando cada vez maior por parte da Reebook e da Adidas, que estavam levando uma maior aceitação do mercado. Por questões culturais, os produtos não foram aceitos no Japão e, inclusive, encalharam. Devido a essas questões, a empresa via a necessidade de uma mudança rápida e eficaz.
Diante de todos fatos relatados, entendemos que o problema era uma estratégia ineficaz. Uma empresa deve ter a necessidade de inovar sempre, ter uma visão mais criativa e conseguir, dessa forma, surpreender e conquistar o mercado. A sobrevivência da Nike estava arriscada, pois estava inserida em um ambiente cada vez mais concorrido e seus produtos estavam cada vez mais parecidos com o dos seus concorrentes. Percebemos que a empresa necessitava tomar uma postura competitiva, ou seja, possuir a capacidade de cumprir sua missão com mais êxito que outras empresas do mesmo ramo. Com a constante mudança do mercado o planejamento estratégico que tornou a empresa bem sucedida no passado, provavelmente não funciona mais no presente e nem vai funcionar no futuro. O que parecia dar certo quando a empresa foi criada, começou a fazer produtos encalharem, além de uma falta de aceitação no mercado.
...