Trabalhos
Por: bruno252807 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.230 Palavras (9 Páginas) • 189 Visualizações
Universidade do Grande ABC - Anhanguera
Curso Superior em Sistemas de Informação – 2NA e 3NA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Fundamentos de Análise orientada a Objeto
Anderson Badari
Carlos Santos
Ivan Cirera
Responsável:
Henrique do Prado Cezar
Universidade do Grande ABC - Anhanguera
Curso Superior em Sistemas de Informação – 2NA e 3NA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Título do Trabalho: Fundamentos de análise orientada a objeto
Responsável: Henrique do Prado Cezar
Integrante(s):
ANDERSON BADARI RA: 7423631819
CARLOS SANTOS RA: 6658398725
IVAN CIRERA RA: 6602355127
[pic 1]
Santo André, 9 de abril de 2015
Sumário
1. CAPITULO 1 3
1.1. Análise e Projetos Orientado a Objetos 3
1.2. Conceitos Gerais de Engenharia de Software 3
1.3. Concepção, Elicitação e Tipos de Requisitos 4
1.4. Engenharia de Requisitos 4
1.5. Listagem Informal dos Requisitos obtidos 4
1.6 Listagem de Requisitos Funcionais e Não Funcionais validados 5
2. CAPITULO 2 6
2.1. Casos de Uso 6
2.2. Diagrama de Casos de Uso 6
2.3. Diagramas de Classe UML 6
- Diagrama de Casos de Uso do sistema 7
- Diagrama de Classe do sistema 8
REFERENCIAS MIDIOGRAFICAS 9
- CAPITULO
- Resumo 1.1 - Análise e Projetos Orientado a Objetos
Resumidamente, a orientação a objetos é uma tecnologia para a produção de modelos que especifiquem o domínio do problema de um sistema. Além disso, são flexíveis a mudanças, mesmo que já prontos.
UML é a padronização da modelagem orientada a objetos, garantindo que qualquer sistema, seja qual for o tipo, possa ser modelado corretamente. Antes dessa padronização, havia muita divergência acerca de qual método utilizar. A UML abrange, portanto, os melhores métodos de cada teoria proposta para solucionar os problemas no desenvolvimento do software.
Apesar de, a priori, ser projetada para objetivos de software, a UML vem sendo utilizada não apenas a computação, mas também a projetos que não necessitam e não tem software integrados.
Os processos de desenvolvimento de software são: análise de requisitos (as necessidades do cliente), especificação (descrição precisa do software a ser criado), implementação o (ou codificação, é o ato de transformar o projeto do papel em um programa em si), teste (validação do software, fase de testes), documentação (a documentação do software para futuros aprimoramentos),suporte e treinamento de software(adequar os usuários ao novo software) e, por fim, a manutenção (lida com a descoberta de novos problemas e requisitos).
- Resumo 1.2 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software
Engenharia de software pode ser definida como criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe em máquinas reais (BAUER, Friedrich). O próprio significado de engenharia já traz os conceitos de criação, construção, análise, etc.
O termo surgiu na década de 60 para contornar a crise de software e dar um tratamento de engenharia, ou seja, mais sistemático, ao desenvolvimento de sistemas de softwares complexos.
O processo de engenharia de software é uma sequência coerente de práticas que objetiva o desenvolvimento ou evolução de sistemas de software. Essas práticas englobam atividades de especificação, projeto, implementação, testes, e caracterizam-se pela interação de ferramentas, pessoas e métodos.
As metodologias utilizadas englobam conceitos de que vão desde a estruturação completa do projeto, até metodologias orientadas a objetos e desenvolvimento ágil do software.
A engenharia de software aborda uma série de práticas e tecnologias, focando seu impacto na produtividade e qualidade de software, dentre as quais podemos citar: linguagens de programação, banco de dados e práticas de programação, como programação estruturada e funcional, etc. Como ferramentas podemos citar o uso de ferramentas CASE, conceito que abrange toda ferramenta baseada em computadores que auxiliam atividades de engenharia de software, desde a análise de requisitos e modelagem até programação e testes.
...