TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO ESTRATÉGICA

A estratégia de uma organização corresponde a padrões de comportamento reconhecidos, num longo período de tempo, como consequência das decisões tomadas pelos seus gestores. As decisões estratégicas e as suas respectivas concretizações exercem uma forte influência sobre a estrutura organizacional no longo prazo, bem como sobre a sua posição relativamente a clientes, fornecedores e concorrentes.

A gestão estratégica envolve um conjunto de decisões e acções que determinam o futuro de uma organização.

A gestão estratégica envolve a formulação, a implantação e o controlo da estratégia.

Formulação da Estratégia

Consiste na identificação da missão da organização, definição dos objectivos, que concretizam a missão, numa análise do ambiente que vai permitir conhecer as ameaças e as oportunidades. Um diagnóstico interno que evidencia os pontos fortes e fracos e que incide na sua estrutura , cultura e recursos. A escolha estratégica que permitirá atingir tais objectivos.

Esta metodologia e conhecida por análise SWOT (Strenghs and Weaknesses, Opportunities and Threats), querendo isto significar que é através da identificação de oportunidades e ameaças e do conhecimento dos pontos fortes e fracos da organização que se inclui sobre a estratégia a seguir.

 

Esta ferramento divide-se em duas análises, uma externa e outra interna.

A análise externa corresponde as principais prespectivas de evolução do mercado em que a empresa actua, meio envolvente que englobam decisões e circunstâncias que estão fora do controlo directo da empresa.

Opportunities: Aspectos positivos da envolvente que têm um impacto positivo no négocio da empresa.

Threats: Aspectos negativos da envolvente que têm um impacto negativo no négocio da empresa.

A análise interna corresponde aos aspectos principais que diferenciam a empresa ou os seus produtos dos seus conccorrentes, decisões e níveis de performance que podemos gerir.

Strenghts: Vantagens internas que a empresa ou produtos têm em relação aos seus principais concorrentes.

Weaknesses: Desvantagens internas que a empresa ou produtos têm em relação aos seus principais concorrentes.

Implantação da Estratégia

Engloba a organização ou estruturação da organização e a motivação e liderança das pessoas.

A gestão estratégica dos recursos humanos está centrada no pressuposto de que os empregados são activos e essenciais a organização e que o seu valor pode ser aumentado e até potencializado através de uma abrodagem sistemática e coerente de investimento na sua formação e desenvolvimento.

Actualmente existe uma feroz concorrência dos mercados e uma constante procura de vantagens competitivas, o que conduz a uma gestão de recursos humanos que opte por uma psotura dimânica que facilite o envolvimento e partecipação dos empregados, ou seja, que fomente a implementação de um conjunto de actividades estratégicas de gestão de recursos humanos.

A concepção da estratégia é algo que tem que ser permanente. Não tem um fim ou um ponto de chegada, o que hoje pode ser uma estratégia ganhadora poderá não o ser no futuro.

A única fonte de vantagem competitiva é aprender mais depresa do que a concorrência.

DESAFIOS DA ENVOLVENTE

As últimas décadas têm-se caracterizado por um ritmo de mudança crescente, um aumento de competitividade e das exigências dos consumidores.Estas circunstâncias tornam-se importantes para as organizações compreenderem a evolução do meio envolvente, para poderem identificar as oportunidades e ameaças.

Os dados do meio envolvente podem-se dividir nos que afectam o sistema social em que a empresa está inserida, e os que estão directamente relacionados com a actiivdade da organização.

VANTAGEM COMPETITIVA / COMPARATIVA NAS PESSOAS

As alterações na envolvente despertaram um enorme esforço por parte das organizações, com objectivo de garantir a sua sobrevivência. Por isso as organizações iniciaram novas formas de gestão a repensar a actuação de toda a funções organizacionais,moneadamente, a de recursos humanos.

Como consequência a gestão de recursos humanos passou a tratar a articulação e o ajustamento entre pessoas que trabalham na organização e as necessidades estratégicas

Com o advento da globalização muitas mudanças ocorreram e vêm ocorrendo na economia mundial de forma que os países, principalmente os capitalistas, foram obrigados a se reorganizar e a se adequar internamente para assim ingressarem no comércio livre mundial. Com isso, a partir da década de 90 as empresas também iniciaram um processo de reorganização de forma a se enquadrarem às mudanças.

Sendo assim quem optou por gerir o seu próprio negócio continuou prestando às empresas que trabalhavam anteriormente os mesmos serviços de quando eram empregados. Essa forma de terceirização passou a ser interessante aos empreendedores iniciantes, pois assim poderiam garantir uma demanda.

Se por um lado a reestruturação empresarial precarizou as dimensões do trabalho, por outro expandiu novos mercado de pequenos empreendimentos que contribuíram para a economia na geração de emprego e renda, correspondendo por 63% e 20% respectivamente (BEDÊ, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com