Treabalho
Por: joseandrade • 1/5/2015 • Artigo • 2.684 Palavras (11 Páginas) • 212 Visualizações
ANHANGUERA RIO GRANDE
Administração
NOME RA
Beatriz Farias De Farias 6823485358
José Gabriel Andrade Da Silva 6816435963
Joselaine Oliveira Dos Santos 7422669952
Julia Graciela Corrêa Terra 6662430371
Pâmela De Freitas Bulla Corrêa 6662404400
Atividades Práticas Supervisionadas:
ETAPA 2
Anhanguera Educacional
2014
Atividades Práticas Supervisionadas
Disciplina: Contabilidade Intermediária
Atividade Práticas Supervisionadas
Etapa 2
Atividade desenvolvida para a disciplina Contabilidade Intermediária apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação do 1º bimestre, sob orientação do Professor (a) Edi Fernando.
Anhanguera Educacional
2014
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 01
- DESENVOLVIMENTO 02
Passo 1 e 2 02
Passo 3 07
Passo 4 10
3 CONCLUSÃO 12
BIBLIOGRAFIA 13
1 INTRODUÇÃO
A atividade proposta faz uma abordagem sobre os livros contábeis e suas obrigatoriedades, métodos de escrituração, a inovação e implementação do SPED e como funciona, e as vantagens que possibilitaram maior acesso a informações.
Passo 1 e 2
A importância dos livros Contábeis.
O principio da oportunidade e o momento onde devem ser registradas as variações patrimoniais da entidade, dessa forma reforçada a integridade dos registros que é de fundamental importância para analise dos elementos patrimoniais. Por esse motivo todos os registros devem ser reunidos em totalidade.
As integralidades de dados são preservadas em três elementos que fazem parte do trabalho do contador como:
- Um sistema estruturado de trabalho
- Formulário de livros e documentos: é uma das maneiras de registrar os lançamentos contábeis
- Escrituração: são técnicas contábeis que consiste um registrar nos livros qualquer acontecimento que podem ser modificado no patrimônio.
Os livros contábeis um dos mais usados nessa tarefa no passado os contadores eram chamados de guarda livros, atualmente não é mais usados livros físicos. Sendo que a três formatos distintos dependentes de que forma as escriturações são feitas.
- A escrituração manual: e um tipo de escrituração que praticamente não é mais utilizada
- Escrituração mecânica: feitas em fichas, folhas soltas transferidas por de cal que também não mais usada.
- O processo eletrônico informatizado de dados
Independente do formato o mais usado e o livro diário onde se registra todos os eventos contábeis dia após dia. Ha também o livro razão que e empregado de forma regulamentar onde cada lançamento e dividido segundo motivo ou razão de cada um deles.
Adotar um modelo de escrituração é obrigatório para casa empresa conforme previsto no código civil, apenas as micro empresário e o rural não são brigados.
A contabilidade pode fornecer outros livros auxiliares de escriturações para servir de ajuda para os principais livros diário e o razão, alguns casos é obrigatório livro caixa e o registro de duplicatas outros não tem função comercial como contas a receber, mas são mantidos por determinação legal como aqueles exigidos pela lei trabalhista o registro de empregados, registro de horário de trabalho e inspeção do trabalho.
Existe também razonete uma função simplificada do livro razão conforme o mesmo para cada conta a um razonete. Há duas formas de organização para o livro razão quando abrange uma conta e sua totalidade chamada de razão sintética(quando engloba todos os fornecedores) e a outra razão analítica(são cada um dos fornecedores ).
Registros administrativos e dos atos relevantes
As principais técnicas contábeis são:
- Escrituração
- Demonstrações contábeis
- Auditoria
- Analise de demonstrações contábeis
A escrituração é o registro em que afetam ou ira afetar o patrimônio, os registro também chamados de lançamento que são feitos nos livros contábeis dessa forma a escrituração podem ser entendida como conjuntos de lançamentos.
São dois métodos de escrituração
- Partidas simples: registradas as operações com controle de um só elemento
- Partidas dobradas: cada débito a um crédito de igual valor onde as contas possuem relacionamento elas é uns dos métodos mais usados na maioria das entidades
Os métodos de escrituração podem ser feitas de modos diferentes conforme o livro diário, livro razão, balancete de verificação dependente da forma contábil ou até do local de trabalho isso não significa que esta errada.
A obrigatoriedade do livro diário
Para todas as entidades o livro diário e obrigatório com exceção com empresa com valor bruto de até R$36.000.00 por ano, na antiga legislação podia ser substituído o livro diário e o razão pelo livro caixa dependendo da forma de tributação de cada empresa.
Cada registro do livro diário e composto por cinco informações:
- Local e data do fato
- Conta a ser debitada
- Conta a ser creditada
- Histórico
- Valor
Para realizar o registro corretamente deve ser verificado o documento idôneo de operação como o exemplo da nota fiscal
- Local e data da ocorrência do fato
- Analisar os elementos envolvidos (ex: dinheiros e computadores)
Deve ser estudo onde esses elementos devem ser registrados quais das contas e se ele é um bem ou um direito que podem ser
- Conta do ativo
- Obrigação ou patrimônio liquido
- Conta do passivo
- Contas de resultados (despesas ou receitas)
Após essas informações estará pronto para fazer o histórico do fato sempre comprovando o objeto em questão. Por fim fazer o lançamento no livro diário.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (ECF)
O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi instituído pelo Decreto no 6.022, de 22 de janeiro de 2007, que o definiu da seguinte maneira:
...