TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: REGIANEFONTES • 4/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 983 Palavras (4 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1][pic 2]
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
UNIDADE I
ADMINISTRAÇÃO
1° SEMESTRE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TAUBATÉ / SP
MAIO / 2013
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ETAPA 03: AS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
ETAPA 04: O PLANEJAMENTO DA NEGOCIAÇÃO E A ÉTICA
NAS NEGOCIAÇÕES
RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS APRESENTADO À DISCIPLINA DE TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO ANHANGUERA DE TAUBATÉ, ORIENTADO PELO PROFESSOR: ANTONIO MARQUES DOS SANTOS JÚNIOR.
TAUBATÉ / SP
MAIO / 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................04
2. ETAPA 03.............................................................................................................................05
2.1 ANÁLISES DE HABILIDADES E SITUAÇÕES DE NEGOCIAÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL......................................................................................................................05
3. ETAPA 04.............................................................................................................................07
3.1 A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E A QUESTÃO DA ÉTICA NA NEGOCIAÇÃO........................................................................................................................07
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................................09
1. INTRODUÇÃO
No mundo globalizado a negociação diz respeito a um diferencial no processo de comunicação e relacionamento. E para que haja êxito é necessário que sejam aplicadas algumas habilidades, que podem ser resumidas em: objetivação, raciocínio, verificação, etc., que desenvolvidos com esforço tornam-se talentos.
Serão aqui apresentadas as habilidades básicas e uma situação rotineira de negociação profissional, no caso um pedido de aumento e situações de ética em filme e a importância do planejamento nas negociações.
2. ETAPA 03
2.1 Análises de habilidades e situações de negociação na vida profissional
Para se alcançar o máximo em uma negociação é preciso conhecer o setor de atuação e saber fazer as propostas no momento certo. Além disso, as habilidades dos negociadores devem ser enfatizadas.
Apesar da dificuldade de colocar em prática conceitos pré-definidos sobre as habilidades, podemos buscar entendê-las através de pontos básicos:
- Colocar-se no lugar da outra parte;
- Proporcionar alternativas a outra parte;
- Discutir as proposições;
- Saber falar e ouvir;
- Separar os relacionamentos pessoais dos interesses;
- Conseguir ser objetivo e flexível;
- Concentrar-se nas ideias;
- Apresentar propostas concretas.
Essas podem ser as principais diferenças entre os grandes negociadores e as pessoas comuns, como nós que ao realizarmos um teste simples e rápido, elaborado por Hindle, chegamos a conclusão que possuímos habilidades razoáveis, mas ainda existem áreas a serem melhoradas.
A capacidade de negociar pode ser entendida como um talento ou até mesmo ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo.
Max Gehringer, um ex-presidente de grandes empresas e hoje renomado palestrante, no vídeo “Como pedir um aumento” apresenta dicas importantes da postura que o empregado deve assumir na hora de pedir um aumento, e algumas observações com relação a esse tipo de negociação:
- Você deve ser claro e direto ao fazer seu pedido;
- Entenda que você e a empresa enxergam as mesmas situações de formas diferentes;
- Nunca envolva as questões pessoais;
- Faça a empresa te escutar, mas seja realista com relação à necessidade do seu aumento, pois ele pode ser dividido em:
- Curto prazo (amanhã): quando você recebe uma proposta de outra empresa, por exemplo, já que se não acontecer um aumento, ou uma revisão dos valores, a empresa pode perder o funcionário para a concorrência.
- Médio prazo (6 meses a 1 ano): procure novos desafios, novas oportunidades de mostrar que quer se envolver mais, subir de cargo, e assim consequentemente aumentar o salário.
- Longo prazo (acima de 1 ano): realize um curso superior ou de idiomas, profissionais com esses requisitos ganham em média 30% a mais.
Apesar de todas as dicas é preciso pensar no aumento como um investimento, onde o lucro pode ser visto apenas após um período de tempo.
...