TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Por: CLAUDIA06 • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 917 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ADMINISTRAÇÃO
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
BAURU/ SP
2015
Desafio de aprendizagem apresentada ao curso de administração da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação Alexandre Silva.
- INTRODUÇÃO
Planejar e apresentar proposta de negociação sistêmica, a fim de solucionar os conflitos gerados em decorrência das mudanças no bairro, ressaltando a importância do beneficio de todos os envolvidos nesse processo.
2. PERFIL DOS OPONENTES
2.1. Associação dos Moradores do Bairro
Carlos Henrique administrador e líder da associação de moradores do bairro, tem como objetivo junto aos moradores impedir que a gravadora instale-se em seu bairro, alegando que trará futuros problemas no local, como barulho, segurança e infraestrutura do local, que não está apropriada para atender à demanda do trânsito, sendo assim a ideia de que a instalação da gravadora no bairro não irá trazer algum benefício aos moradores prevalece.
2.2. A Gravadora
Jorge Andrade gerente de negociações e porta voz da gravadora é especialista em negociação de conflitos. Seu objetivo é obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro, alegando que trará benefícios e progresso para o bairro e cidade. Essa negociação deve acontecer de maneira que atenda os interesses as ambas as partes.
- HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO MODELO DE JUNG
RESTRITIVO | CONFRONTADOR |
Coerção | Tático |
Medo | Limite entre a colaboração |
Ameaça | Confronto |
3.1. MAPAS DE HABILIDADES DOS MORADORES:
Ganhar tempo, não revela sua posição, sempre agindo em informar seu oponente usando tática de choque, acreditando que chegará ao acordo forçado para que seus interesses sejam aceitos.
3.2. MAPA DE HABILIDADES DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA:
Definir limites para ambas às partes e obstruem itens desnecessários a negociação é focada em confiança e no controle.
3.3. MOTIVO DA ESCOLHA DO ESTILO DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA
Pelo fato dele conhecer o produto, quais são os limites sendo firme quando necessário e busca um melhor acordo.
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO
Jorge Andrade gerente de negociação da gravadora precisa de uma sede maior e tem proposta de melhorias no bairro. Ao contrário Carlos Henrique porta voz da associação de moradores. Junto a ele os moradores não querem a instalação da gravadora porque vão trazer transtornos futuros ao bairro.
A gravadora por ser um bairro novo e de moradores idosos, propõem segurança 24 horas, arrumar um local para se instalar com som totalmente acústico, estacionamento amplo e sigilo absoluto aos cantores e famosos para que quando vierem não os trará algum problema aos moradores. Uma vez por ano fazer shows beneficentes para arrecadar fundos para toda a cidade e inclusive a cidade, com isso irá melhorar muito no setor cultural, educação da cidade.
4.1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO
É importante termos o conhecimento de que às micro, pequenas, médias e grandes empresas destinam a economia brasileira.
Assim como o reconhecimento da necessidade de um planejamento estratégico, para implementação de uma gravadora em nosso bairro. Visto que, nessa negociação se deve sempre buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos.
Para isto organizou-se uma pesquisa de campo a fim de fazer uma análise, diagnosticando os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças da gravadora.
O levantamento das informações foi realizado através de uma pesquisa de dados primários com os dirigentes e sucessores da gravadora, e com os moradores do bairro.
...