Técnicas de Negociação
Por: adalgisa • 25/5/2016 • Artigo • 3.193 Palavras (13 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
TEMA: DESAFIO PROFISSIONAL
Disciplina: Matemática
Tecnologia em Gestão Publica
Tutor Presencial: Cristina Leão
Noemi Rodrigues de Oliveira– RA 9570415395
Renata Cibele do Amaral – RA 9527394057
SOROCABA /SP
2014[pic 2][pic 3]
Sumário
1- INTRODUÇÃO 01
2- SÍNTESES DOS ARTIGOS E DADOS DA EMPRESA 02
2.1- Conceitos de organograma 03
2.2 Descrições da empresa em estudo 04
3- FERRAMENTAS DE GESTÃO 05
4- QUADRO DE COMPETÊNCIAS E PROPOSTA DE MELHORIAS 06
4.1 E-Learning 06
4.2 Capacitação e Desenvolvimento 06
5- INSTRUMENTOS PARA GERENCIAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO 7 e 8
6- CONCLUSÃO 09
7- REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS 10
1-INTRODUÇÃO
Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam compostos tanto pelas grandes cadeias de supermercado como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, formados em sua maioria, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional. A concorrência entre as empresas deste setor é acirrada, mas, quem consegue o seu diferencial é impulsionado a correr sempre mais rápido. O Hoterdan Hipermercado oferece todos os tipos de produtos alimentícios, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O proprietário tem consciência de que deve procurar ferramentas diversas que consigam traçar um retrato do mercado em que sua empresa está inserida, para assim, tentar visualizar e programar ações que garantam à empresa maiores condições de êxito ou mesmo ampliação e promoção inovadoras em seu negócio. Desse modo, este trabalho tem por objetivo a análise interna e externa da empresa Hoterdan Hipermercado, localizada no Interior de São Paulo, chegando ao entendimento das possíveis alternativas, de acordo com as capacidades da empresa, que poderão facilitar a sua permanecia e fortalecimento no mercado.
2- SÍNTESES DOS ARTIGOS E DADOS DA EMPRESA
O sucesso e o bom desenvolvimento de uma empresa sendo ela micro, pequena, média ou grande porte, se resumem na importância de um bom controle organizacional, sendo ele de Nível Institucional, Nível Intermediário e Nível Operacional, onde, todos os níveis serão dependentes um do outro, e para todos é necessário um planejamento estratégico da empresa, para que assim ela alcance suas metas, objetivos esperados e também sua lucratividade.
Este planejamento vai mudando devido ao porte da empresa, lembrando que deverá ser utilizado em todas, ou seja, o período de planejamento se muda de acordo com seu pote e ramo de atuação para que assim a empresa tenha conhecimento de como está seu ROI (Retorno do Investimento)
O controle do Fluxo de Caixa é de suma importância para o planejamento do capital de giro, pois assim o gestor poderá controlar a entrada e saída dos recursos próprios da empresa, evitando desperdício no tempo, na produção e também com gastos desnecessários e até empréstimos onerosos para cobrir estas despesas.
Este planejamento tem que ser elaborado periodicamente e comparados ao longo do tempo, para que assim possam prever futuros fluxos de caixa e avaliar as alterações financeiras, e assim fazer as mudanças de correção necessárias. Esta análise visa também identificar os pontos fortes, fracos e vulneráveis da empresa, devendo-se estar em uso habitualmente, podendo utilizar 03 funções básicas para o sucesso deste planejamento.
- Análise, planejamento, controle financeiro e balanço patrimonial onde será possível entender como a empresa está naquele momento, se ela tem dinheiro em caixa, se tem muitas dívidas, se possui muito capital parado em bens e capital investido em estoque.
- Tomadas de decisões de investimentos, que é o demonstrativo de resultado do exercício, onde mostra a lucratividade da operação. Tirando todos os custos do faturamento realizado, o empresário consegue enxergar sua margem bruta e sua margem líquida.
- Tomadas de decisões de financiamentos, sendo o demonstrativo de fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos e o uso desse dinheiro durante um certo período.
Com a utilização destes relatórios é possível compreender toda a operação da empresa, e se seu crescimento está sendo efetivo ou não, se os resultados e desempenhos estão alcançando o padrão esperado, e assim garantir sua sobrevivência no mercado de hoje.
2.1 CONCEITOS DE ORGANOGRAMA
Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma empresa.
A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada um, definidas em forma de pirâmide de acordo com o grau de competência.
O organograma está envolvido em uma metodologia e consiste em construir uma base sólida de planejamento estratégico. Também pode e deve ser modificado de acordo com as variações e necessidades da empresa de acordo com o potencial de cada um.
...