Técnicas de Negociação
Por: vz009 • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.419 Palavras (10 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Educacional
Ciências Contábeis
Técnicas de Negociação
Roteiro de preparação para negociações salariais.
INDÍCE PÁGINA
1)Roteiro de preparação para negociações salariais_______________________02
2)Anexos:_______________________________________________________04
Texto 1_________________________________________________________04
Texto 2_________________________________________________________05
Texto 3_________________________________________________________08
1)ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS.
De acordo com COSTA(2008) “A negociação não é uma prática nova para a maioria das pessoas, pois diariamente participamos de situações nas quais buscamos um acordo mínimo aceitável com os outros. A partir daí cabe a nós utilizar de nossa capacidade intelectual para dirigir e solucionar da melhor forma estes processos garantindo a satisfação das partes envolvidas.
ASO(2000) através de diversos autores bibliográficos, tomando base em vários autores pondera que “Negociar é estabelecer comunicação de forma íntegra, articular idéias de forma ética, estabelecer uma tomada de decisão que venha contribuir para o interesse coletivo não prevalecendo o interesse individual”.
A negociação salarial é um processo delicado que exige muito preparo firmeza no que se esta almejando e nas informações por parte do funcionário. Este deve acreditar no seu merecimento real quanto ao aumento salarial, levando em conta o seu posicionamento durante a negociação que demonstra o que você merece ou não receber. Deve-se ter consciência de que a parte envolvida na negociação está a observar o posicionamento e as atitudes da outra, por isso construir confiança durante o processo aumenta as chances de obter o resultado desejado. A confiança é considerada um dos fatores essenciais em uma negociação, de qualquer fim.
Outros fatores podem ser considerados e praticados durante o processo de negociação salarial como:
Conhecimento: do mercado, da barganha e suas necessidades.
Comunicação: sem ela não há negociação, nela reside grande parte dos prejuízos. Ela é complemento do respeito e se for feita de forma eficaz, grande parte dos negócios será “ganha-ganha”.
Preparação: é o conhecimento em ação, habilidade. Levantamento de possibilidades.
Proposição: é o momento em que se fazem orçamentos, propostas, etc. esse momento está distante do fechamento e muita gente pensa que acabou aqui por não saber continuar.
Barganha: nessa fase importantíssima, por muitas vezes demorada, é que está a arte de negociar. Lembre-se que é uma troca e jamais será igual à anterior. Devemos ter paciência, ouvir as respostas do outro e fazer as nossas buscando um ponto de equilíbrio lucrativo. Valorizar cada concessão. Caso haja intransigência e o negócio seja prejudicial a uma das partes, não o faça. Lembre-se de que é impossível negociar com uma má pessoa.
Conclusão: aqui está o fechamento propriamente dito, ambos têm a sensação de que fizeram um bom negócio.
Continuidade: somente as negociações que cumprirem os quesitos acima terão continuidade.
É importante saber a hora de certa de requerer o aumento salarial.
Antes de lançar uma proposta salarial, o funcionário deve ter consciência de suas reais chances, de sua concorrência interna na empresa, das qualificações necessárias ao aumento, das responsabilidades adquiridas, entre outros.
Na hora de negociar, o melhor a fazer é ter uma conversa franca com seu chefe baseada em argumentos do mercado atual como a remuneração do mercado, na política da empresa e no seu próprio desempenho, sabendo que a resposta poderá ser positiva ou negativa. Quanto mais objetiva for a conversa, mais fácil de se chegar a um resultado.
Para que haja um resultado satisfatório, o profissional deve expor todas as suas responsabilidades assumidas no período, sua disponibilidade e entrega total à empresa que trabalha, sua busca pela formação acadêmica na área de gestão e por estar se capacitando para poder oferecer à empresa um serviço satisfatório e rentável bem como para se tornar um funcionário cada vez mais eficiente e eficaz.
O profissional deve persistir, não desistir na primeira tentativa mas também saber a hora de recuar para não demonstrar ganância ao falar de dinheiro. Atitudes equivocadas podem eliminar as chances de conseguir um aumento.
Porém, quando a resposta a tal solicitação é negativa tende-se a ter uma recaída, desanimo e desconforto perante a chefia mas é preciso enfrentar a situação de maneira natural, mostrando à outra parte outra de suas qualidades, ter domínio de todos os seus sentimentos, saber avaliar e separá-los.
2)ANEXOS.
TEXTO 1:
A arte de negociar esta presente em boa parte da nossa vida, desde ir ao mercado comprar pão ate realizar grandes investimentos, grandes decisões são tomadas após negociações e geralmente estão ligadas ao bem estar de ambos os lados envolvidos visando um comum acordo em que ninguém saia perdendo. Existem vários pensamentos diferentes em relação ao conceito de negociação a seguir citarei como diferentes autores pensam sobre a definição da palavra negociação.
Segundo Junqueira (2003), vice-presidente do MVC, negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o ponto final seja maior do que a somo das contribuições individuais.
O livro negociação (2010 3 ed) da fundação Getúlio Vargas, diz que negociação é um processo de atualização, revisão, realização de perguntas relevantes, proporcionando o aprendizado conjunto, com o objetivo de minimizar as diferenças na definição de valor. Bons já podem notar que este conceito já é bem diferente do outro que visava mais o interesse das partes.
...