UMA INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Por: AndressaBdm • 16/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 464 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
SECRETARIADO EXECUTIVO – NOTURNO - SALA A7 – TURMA SA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
DOCENTE: BÁRBARA BASTOS
DISCENTES: ADELY DA SILVA BRAZ E ANDRESSA SIBELY DOS SANTOS BAMDIM
ESTUDO DE CASO CAP. 5
O JEITINHO GOL DE VOAR
- Qual é a estratégia de negócio que a GOL utilizou para entrar no setor da aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?
A estratégia deles era estabelecer uma linha que pudesse ser usada por pessoas das classes mais baixas, eles viram que no Brasil existiam muitas pessoas dispostas a voar, mas que não tinham consições de pagar as taxas oferecidas, então eles usaram um modelo com alguns princípios: só realizar vôos domésticos, reduzir gastos com serviços de bordo, utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas eram menores, entre outras coisas.
Eles contrataram funcionários pilotos e comissários que já tinham sido demitidos de outras linhas aéreas e com isso reduziram custos com treinamento, ganhando vantagem sobre outras linhas.
- Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?
Missão: oferecer bons serviços atendendo a classes sociais mais baixas.
Visão: ser uma empresa internacional e prestar serviços de qualidade a diversas classes da sociedade em geral.
Foram mudando aos poucos ao longo dos anos, mas sempre se adequando às necessidades.
- A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da GOL. Você concorda com essa afirmação?
Sim, a compra da Varig aumentou a participação da GOL no mercado doméstico e ameaçou a liderança da TAM. Além disso, marcou o início da estratégia de internacionalização da GOL, expandindo seu modelo de negócios pela América Latina.
- Alguns analistas afirmam que, com o passar do tempo, a GOL e a TAM ficaram muito parecidas. Concorda com essa afirmação? Qual é a perspectiva da GOL para os próximos cinco anos?
Concordo. Com o passar do tempo e por disputarem entre si elas ficaram muito parecidas. A perspectiva da GOL para os próximos anos é ultrapassar os momentos de dificuldades e entrar definitivamente no mercado europeu, além de abrir uma rota para Miami, uma porta de entrada no mercado norte-americano.
- Procure analisar o setor da aviação comercial brasileiro a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.
Ameaças de novos entrantes: não é muito provável devido a consolidação desse mercado no Brasil.
Poder de negociação dos fornecedores: se houver algum tipo de limitação dos fornecedores acaba afetando a companhia aérea.
Poder de negociação dos compradores: não há muita negociação quando se fala em viagens de avião. É um segmento um pouco difícil de se barganhar.
Ameaças de serviços substitutos: existe um risco pois uma viagem pode sair mais barata se for realizada de carro ou ônibus.
Rivalidade entre as empresas existentes: a GOL possui como concorrentes a LATAM, a Azul e a Avianca.
...