UTILIZAÇÃO DO METODO PDCA
Por: Fernando Brandao • 16/9/2015 • Artigo • 723 Palavras (3 Páginas) • 460 Visualizações
UTILIZAÇÃO DO METODO PDCA.
O conceito de Método PDCA foi desenvolvido na década de 1930, nos Laboratórios da Bell Laboratories - EUA, pelo estatístico Walter A. Shewhart, definido como um ferramenta utilizada pelas empresas para o gerenciamento da melhoria continua.
Campos (1996) define o Método PDCA na seguinte citação: “O PDCA é um método de gerenciamento de processos ou de sistemas. É o caminho para se atingirem as metas atribuídas aos produtos dos sistemas empresariais”.
O método PDCA é utilizado pelas organizações para gerenciar os seus processos internos de forma a garantir o alcance de metas estabelecidas, tomando as informações como fator de direcionamento das decisões. As letras que formam o nome do método, PDCA, significam em seu idioma de origem: PLAN, DO, CHECK, ACT, que significa, PLANEJAR, EXECUTAR, VERIFICAR e ATUAR (ver Figura 1).
[pic 1]
Figura 1: Tabela do modelo de PDCA
Fonte: Campos (2004)
A Figura 1 demonstra a representação das etapas do PDCA, sendo que a etapas são PLAN (identificação do problema, observação, análise e plano de ação), DO (execução), CHECK (verificação) e ACTION (padronização e conclusão).
O ciclo tem início na primeira etapa corresponde ao PLAN (planejamento) com a definição de um plano. A fase PLAN do ciclo PDCA é subdividida em quatro etapas, as quais são mostradas a seguir, segundo Campos (2004):
- Identificação do Problema: é realizado todas as vezes que a empresa se deparar com um resultado (efeito) indesejado, provindo de um processo (conjunto de causas).
- Observação: análise detalhada do problema detectado e suas características, por meio de fatos e dados coletados.
- Análise : buscar as causas mais importantes que provocam o problema, através da análise das características importantes.
- Plano de ação: é o produto de todo processo referente à etapa PLAN em que estão contidas, em detalhes, todas as ações que deverão ser tomadas para se atingir a meta proposta inicialmente
A segunda etapa compreende o DO (execução) que consiste no treinamento dos envolvidos no método a ser empregado, a execução propriamente dita e a coleta de dados para posterior análise.
A terceira etapa do PDCA é a verificação dos resultados alcançados e dados coletados. Nesta fase podem ser detectados erros ou falhas;
A última etapa do ciclo PDCA é caracterizado pela correção de erros ou falhas e a padronização das ações executadas, cuja eficácia foi verificada anteriormente. É nessa fase que se inicia novamente o Ciclo levando ao processo de Melhoria Contínua
O método PDCA é projetado para ser usado como um ciclo que irá fluir no começo do próximo ciclo, e assim sucessivamente. O giro do ciclo PDCA deve ser feito constantemente, trazendo resultados de melhoria contínua para os processos e, conseqüentemente para a organização conforme mostrado na Figura 2.
[pic 2]Figura 2: Método de Melhorias
Fonte: Adaptado de Campos, 2001
O ciclo PDCA pode ser utilizado para as seguintes formas de gerenciamento: (1) Manutenção da Qualidade: que visa dar previsibilidade aos resultados da empresa; (2) Melhoria da Qualidade: que visa melhoria contínua dos processos existentes; (3) Planejamento da Qualidade ou Inovação: que visa promover mudanças radicais nos produtos e processos existentes (AGUIAR, 2006).
...