Unidade de aprendizagem: A Economia
Por: tucalucho • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de aprendizagem: Economia
Curso: AdmAMAN
Professor:
Nome do estudante: Arthur Lucho
Data: 14/09/15
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (2,5 pontos)
Leia o texto a seguir e responda a questão que segue.
“As cotações do petróleo vêm zanzando em torno dos níveis mais baixos dos últimos seis anos (veja o gráfico). Entre o fim de novembro e o fechamento desta quarta-feira, os preços do tipo Brent, negociado em Londres, caíram 45,15%. E os do WTI, negociado em Nova York, 35,01%.
Nesse período, a aposta de que haveria recuperação dos preços não se cumpriu. Até agora, parecem não ter chegado ao fundo do poço. Todos os dias surgem novos fatores baixistas”.
[pic 4]
Fonte: MING, Celso. A Vertigem do Petróleo. Coluna do Ming. Estadão. 18 de março de 2015. Disponível em:
A partir da descrição do texto, você considera que o petróleo é um produto elástico ou inelástico? Justifique a sua resposta.
R: O petróleo é um produto inelástico pois a Arábia Saudita continuará vendendo petróleo independente do preço e os derivados do petróleo são consumidos por todo o mundo e sofrem pequena influência em sua demanda com a variação de seu preço. Dessa forma, podemos concluir que a variação percentual de demanda e de oferta são pequenas se comparadas a variação de seu preço tornando a razão de elasticidade menor que 1.
Questão 2 (2,5 pontos)
Leia o fragmento do texto e responda a pergunta a seguir.
“Uma economia não se desindustrializa quando a produção industrial está estagnada ou em queda, mas quando o setor industrial perde importância como fonte geradora de empregos e/ou de valor adicionado para uma determinada economia. Dessa forma, a simples expansão da produção industrial (em termos de quantum) não pode ser utilizada como "prova" da inexistência de desindustrialização.”
OREIRO, J; FEIJÓ, C. Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro. Revista de Economia Política. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 219-232, abr./jun., 2010. Disponível em:
Se a indústria perde importância em uma economia, outros setores assumem o seu lugar. Quais são os setores possíveis? Explique com base em nosso material didático.
R: Os agentes econômicos (família ou pessoas, empresas e governo) podem ser agrupados em três grandes setores: setor primário que refere-se às atividades próximas dos recursos naturais, como por exemplo, a atividade agrícola ou agroindustrial, a atividade pesqueira, pecuária etc; setor secundário que refere-se à atividade industrial. É na indústria que as matérias-primas são transformadas em bens; e o setor terciário que refere-se aos serviços, ou seja, à satisfação das necessidades de serviços, que não se transformam em algo material. Serviços de saúde, de transporte, de educação, de turismo, entre outros. Hoje em dia, em diversos países, incluindo o Brasil, é o setor que mais cresce e que mais emprega.
...