TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Valor e Custos Logísticos

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.702 Palavras (11 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 11

Valor e Custos Logísticos

Valor

O valor do produto, normalmente, afeta os custos logísticos, nomeadamente, os custos de armazenagem, os custos das existências, de transporte, embalagem e até de movimentação. O valor total de determinado produto é composto pela margem e pelas atividades de valor. As atividades de valor são as atividades físicas e tecnologicamente distintas desempenhadas por uma empresa para a criação de um produto com certo valor no mercado.

As tarifas de transporte refletem o risco associado à movimentação dos produtos. Há, muitas vezes, uma maior probabilidade de danificação no caso de produtos de maior valor. Os custos de reembolso, por parte da empresa de transporte, caso esses produtos se danifiquem, são mais elevados. As empresas de transporte tendem a cobrar taxas mais elevadas para produtos de maior valor, já que os seus clientes têm geralmente capacidade de as pagar. Assim, quanto maior o valor do produto, maior o custo de transporte.

O custo de armazenagem e os custos das existências também aumentam com o valor do produto. Produtos de maior valor implicam maior capital investido nas existências, com custos de capital total mais elevado. Além disso, o risco associado à armazenagem de produtos de maior valor aumenta o possível custo de obsolescência e amortização. Por último, os custos de armazenagem aumentam com o valor do produto, uma vez que quanto maior o valor, mais complexos são os requisitos de armazenamento.

É de notar que o custo de embalar o produto é também superior, no caso de produtos com valor mais elevado, dado que a empresa tem de recorrer a materiais mais resistentes e protetores. Os equipamentos de movimentação desses produtos são também, frequentemente, mais sofisticados. As empresas, geralmente, estão dispostas a investir nesses equipamentos, de forma a minimizar o tempo de movimentação e diminuir a probabilidade de danificação do produto.

Os custos logísticos na teoria de custos, o profissional da contabilidade deve num primeiro instante separar o que seja custo daquilo que é despesa.

No entanto, na separação de custos e despesas, os custos logísticos são confundidos com os demais, não sendo possível identificá-los claramente, assim sendo, estes não são trabalhados como um centro de custos da área logística. (Fator principal dentro da cadeia logística) Como pode ser afetado diretamente no preço do produto final, e como pode ser afetado diretamente com tudo isso. A gestão de custo é feito através do planejamento ou do pré calculo de custo, pois permite determinar os padrões do custo de produção do produto, mercado.

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento (ROI) é medido como lucro antes dos juros e impostos como uma porcentagem do capital empregado.

O termo ‘’investimento’’ é utilizado porque o capital empregado equivale ao dinheiro investido no negocio.

Vendas

Um atendimento superior ao cliente melhora as vendas e torna nossa empresa mais valiosa para o cliente em longo prazo.

Custos

Cadeia de suprimentos e Logística é a tarefa de logística para as duas cadeia de suprimento é essencialmente diferente, e algumas empresas referem se a cadeia de suprimento de cada produto para enfatizar essa diferença. “Ou seja, representa uma rede de organização, através de ligação nos dois sentidos, dos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços que são colocados nas mãos do consumidor final”. (CHRISTOPHER 1997:13).

Capital de giro

É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer os negócios acontecerem (girar). São os bens efetivamente em uso, uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc.

Estoque

Trata se de um importante ativo em muitos negócios, serve para amortecer a demanda para permitir uma disponibilidade imediata. Estoque é considerado um obstáculo, pois mobiliza o dinheiro, conforme recursos para ser armazenado. A principal meta da gestão de cadeia de suprimento é substituir o estoque por informações.

Caixas e contas a receber

Caixa é o recebimento do pedido do cliente e o recebimento do dinheiro o mais curto possível. Assim tornando a empresa mais competitiva, reduzindo os tempos de investida, melhorando o fluxo de caixa.

Contas a receber (dos clientes que nos devem dinheiro) podem ser minimizadas por controle básico, tais como uma revisão regular e solução de problemas.

Credores

Credores são as pessoas /entidades a quem devemos dinheiro. Muitas organizações acham que termos de pagamento muito demorado a fornecedores maximizam o caixa e, portanto, melhoram o balanço patrimonial.

Valor na visão de quem oferece o produto/serviço

O principal ponto na visão de quem fornece o produto/serviço é o seu lucro, bem como os indicadores que mostram que ele está sendo crescente e sustentável. Para isto, porém, é preciso olhar para dois componentes do mercado: concorrentes e clientes. Os clientes, como visto anteriormente, buscam a melhor relação benefícios x custo, isto é, o maior valor.

Cada cliente, no entanto, possui preferências diferentes, senão todos comprariam da mesma marca e a mesma mercadoria. Há, então, espaço para diversas empresas e estratégias, por existirem variadas medidas de valor na visão dos clientes.

Exemplo de Empresa

A empresa Li & Fung (http://www.lifung.com) a maior trading exportadora de Hong Kong, atuando em diversas áreas como, roupas, calçados, acessórios, brinquedos, e tem como clientes as maiores redes de varejo do mundo como a Wal-Mart, por exemplo. Sem possuir uma fábrica, consegue entregar seus produtos num prazo muito menor do que o da concorrência. Através de uma ótima gestão logística a empresa coordena cerca de 10.000 fornecedores em cerca de 40 países, desde fábrica de botões até empresas especializadas em bordados e acabamentos e registrou um faturamento de U$ 8,7 bilhões em 2006 possuindo cerca de 1.000 funcionários (o faturamento por funcionário atingiu espantosos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com