TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e Relações no Trabalho

Por:   •  31/5/2015  •  Monografia  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 4

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Nome

Fabio de Sousa Bandeira

RA

3715645248

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar se “existe uma pessoa certa para cada profissão?”, será descrito com o meu parecer sobre este assunto, por expor algo muito relacionado a ética onde requer que tenha o mínimo de conhecimento possível desta pergunta tão esquecida nos dias de hoje por muitos profissionais, sendo algo muito difícil diante do momento que passamos atualmente, tanto no Brasil e também no mundo a fora. As pessoas estão esquecendo ultimamente os valores de ética e de uma consciência mais tranquila, e se preocupando mais nos valores financeiros.


Iremos abordar o case da Petrobrás, uma empresa sólida e mundialmente respeitada, porém de uns períodos recentes que ocorreram ultimamente está constantemente caindo no conceito da população, dos grandes empresários e também para o próprio governo federal. Isso tudo está acontecendo hoje mesmo simplesmente por pura ganância e falta de ética daqueles que estão no poder e dão a palavra final nas negociações e em determinadas situações corporativas. O conjunto de crenças e valores escolhidos não estão alinhadas à corporação em questão, por que nos dias atuais o interesse pessoal está cada vez falando mais alto do que o interesse conjunto, neste caso, algo que pode proporcionar não somente a uma pessoa, uma melhoria ou situação determinada no qual a ética determina a melhor solução.

Perante isso, por exemplo, um diretor se chegou no cargo que está hoje foi por seu próprio mérito, mas também não podemos crer que todos não são éticos geralmente no seu dia a dia, sendo que muitas vezes irá depender da situação de cada um, bem como o momento atual. Mas em um momento de problema pessoal pode fazer uma certa diferença na hora de tomar uma decisão, bem como um bom profissional também pode levar a confiança e as vezes deixar algo escapar. Neste caso se conceituarmos ou seguirmos o que os outros acham vai ao muitas vazes ao desencontro de como se justifica, do modo que o meu parecer seja baseado nos conhecimentos de vida e momento.

Em relação aos impactos que são possíveis para os resultados da empresa quando o seu funcionário não compartilha dos mesmo valores e crenças que a empresa, no caso da Petrobrás que não afetou somente a empresa, mas o país inteiro na maioria das áreas, com casos de preocupação nos países do mundo.

Sendo a importância e integridade de um grande cargo dentro de uma empresa conhecida e forte, se deve ter muitas características importantes para a devida função, e como podemos perceber neste exemplo que a falta de ética para um momento turbulento é determinante para seu desenvolvimento.

Sobre a performance do colaborador, quando o mesmo não compartilha das mesmas crenças e valores que a empresa, isto se torna um risco muito alto que a empresa estará correndo, por que, ela pode estar contratando uma pessoa que pode futuramente denegrir a boa imagem e o conceito que ela conseguiu ao longo dos anos com muito trabalho e esforço, pode acabar simplesmente por uma pessoa com pura falta de ética e caráter. Apesar da crise enfrentada, sermos um bom profissional e fazer o certa ajuda, por que se trabalhamos insatisfeitos, insto acaba se tornando prejudicial tanto para a empresa como para o profissional, e a mudança deve partir do próprio profissional, apesar que em alguns casos a empresa também é culpada da devida situação. Mas se levarmos em conta o caso de lava jato da Petrobrás, ela nos revelou a quão distantes são as crenças e valores de alguns profissionais com a empresa, causando o momento atual que enfrentamos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (343.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com