Ética e princípios sociais
Por: Gabriela Riggio • 1/11/2016 • Projeto de pesquisa • 1.622 Palavras (7 Páginas) • 266 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1. Lei Moral
A Lei Natural é intrínseca a todos os seres humanos, e é a responsável pela nossa consciência sobre a conduta ideal, cabendo a nós adotá-la ou não.
Tem origem em uma força maior, sobrenatural, cuja vontade é feita, ou deveria ser, através desta lei.
Segundo Lewis (2005), todos nós temos a noção da maneira correta de se agir, porém muitas vezes não a escolhemos.
Este trabalho nos proporciona exercer (por parte do grupo), e verificar (por parte da empresa e da instituição) esta Lei Natural.
Sabemos que a atitude de altruísmo e solidariedade deve ser inerente a todo ser humano. E através do estudo feito pelo grupo, pudemos perceber além da seriedade do trabalho realizado pela Instituição Mamãe Clory, em querer ajudar as crianças necessitadas, a boa vontade e a sinceridade da Empresa Prensas Schuler em fazer parte desta missão. E por este motivo, essa foi a empresa escolhida pelo grupo.
1.2. Economia Civil
Ricardo Abramovay (2010, Prefácio) afirma que, “A prosperidade é o resultado não antecipado do incentivo para que indivíduos e empresas busquem as oportunidades que lhe pareçam mais adequadas. Sob este ponto de vista, o mais importante para que a economia e os mercados em que se apoiam funcionem é que sejam respeitados como esferas institucionais autônomas da vida social, livres da influência da religião, da política, das amizades, das clientelas, dos monopólios e, em última análise, da própria cultura”.
Analisando a empresa e a instituição, pudemos notar que os projetos sociais são parte da responsabilidade da Prensas Schuler com a sociedade, e que estas ações certamente contribuem para o desenvolvimento da cidadania.
É claro que cada empresa possui sua própria motivação, e o que se colhe com a prática da Responsabilidade Social é consequência e não objetivo. Esta prática, portanto, mostra que a Schuler se preocupa com todos os seus públicos de relacionamento (funcionários, fornecedores, clientes, comunidade, etc..).
1.3. Princípio Personalista
Conceito: Preocupação com o indivíduo como pessoa, e não como simples unidade dentro de uma sociedade, levando em conta suas características, necessidades e vontades pessoais.
1.4. Princípio do Bem comum
Conceito: Atender às necessidades que são inerentes à todos.
1.5. Princípio da Solidariedade
Conceito: Preocupação das pessoas umas com as outras.
1.6. Princípio da Subsidiariedade
Conceito: Ajudar sem tornar o alvo dependente de quem fornece a ajuda.
2. PESQUISA DE CAMPO
2.1. Dados da Empresa:
Nome: Prensas Schuler
Endereço: Av. Fagundes de Oliveira, 1515 - 09950-904 Diadema, São Paulo
Tel.: +55 (11) 4075-8444
Fax: +55 (11) 4079-2766
2.2. Características:
A Prensas Schuler fornece sistemas avançados de prensas mecânicas e hidráulicas para clientes da indústria automotiva e seus fornecedores, e para a indústria de eletrodomésticos. A gama de produtos varia de linhas de prensas totalmente automatizadas, prensas “transfer”, prensas “progdie”, prensas de corte, prensas para forjamentos, prensas para tryout, componentes para prensas “transfer crossbar” e automação de prensas, até prensas servo-acionadas.
O centro de competências desta planta inclui vendas, engenharia, produção e pós-vendas de prensas mecânicas e hidráulicas, de acordo com os padrões da Alemanha e os códigos de segurança da Schuler.
Além disso, a Prensas Schuler é capaz de realizar serviços completos em toda a linha de produtos do Grupo Schuler e suas marcas. Serviço de pós-vendas, reformas de prensa e modernização também fazem parte deste centro de competência. Isso se dá por meio de especialistas altamente qualificados, assegurando aos clientes da Schuler no Brasil elevadas taxas de produção e alto nível de produtividade geral. (www.schuler.com.br/sobrenos, 1990)
2.3. Plano
2.3.1. Missão, valores e objetivos da empresa.
“É nosso compromisso fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas de nossos clientes, preservando a integridade e saúde no trabalho e mantendo a harmonia com o meio ambiente”.
Nosso comprometimento é garantido por:
Administração Participativa: Através da conscientização de nossos colaboradores em seus trabalhos, individuais e em grupo, objetivando atender as necessidades de nossos Clientes, preservando o meio ambiente, a integridade física e a saúde de todos.
Melhoria Contínua: Através do investimento constante em treinamento de nossos funcionários, em aprimoramento tecnológico dos produtos e dos processos e em modernização de equipamentos, visando a qualidade do produto, produtividade, segurança e saúde no trabalho, otimização da utilização dos recursos naturais e redução da geração de resíduos.
Parceria: Através da participação e envolvimento de nossos fornecedores, mantendo sempre um forte elo para o atendimento dos requisitos dos nossos Clientes e conscientizando-os sobre a importância de preservar o meio ambiente, a integridade e a saúde de seus funcionários.
Competitividade: Proporcionando aos nossos clientes benefícios superiores aos oferecidos pela concorrência, com relação à qualidade, custo e prazo, fornecendo produtos compatíveis com suas necessidades, viabilizando, desta forma, a conquista de novos mercados.
Prevenção de acidentes no trabalho e prevenção da poluição: Aplicando práticas seguras relacionadas com os riscos e perigos, além dos aspectos e impactos de nossos processos.
Atendimento às normas, legislação e outros requisitos: Através do cumprimento das normas estabelecidas para gerenciamento dos Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiental, Segurança e Saúde Ocupacionais, das legislações vigentes aplicáveis e de outros requisitos relacionados aos nossos negócios. (www.prensasschuler.com.br/missao, 2009)
...