Ética e relacões no trabalho
Por: denermoraes • 23/5/2015 • Trabalho acadêmico • 643 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera
Nome | Amanda Faria Ribeiro |
RA | 2485802256 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]
Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
Ética e relações humanas no trabalho – Aula tema 3
Um bom profissional sabe a importância de estar buscando novos conhecimentos. E na sociedade que vivemos nem sempre isso acontece, mesmo sabendo que sempre terá o que ser aprendido. Entre eles estão no que acreditamos e os valores pessoal de cada indivíduo cujo jamais poderá ser alterado ou reduzido.
Alguns dizem que cada indivíduo já tem suas vocações para os valores e crença, mas isso dependera do convívio na sociedade e nem sempre os valores estarão em harmonia em todos os instantes como no profissional com o pessoal.
Mas pode ocorrer conflitos quando determinada pessoa encontra na sua profissão valores e crenças diferentes do que ele tem e obteve após anos de vida gerando questionamentos do que ele acredita é o correto ou não colocando em teste.
Isso poderá causar diversos impacto no indivíduo, na social e profissional, que pode acabar prejudicando não só seu convívio, mas também o desenvolvimento de suas atividades na organização e na qualidade que executa suas funções.
Tal situação poderia ocorrer com um profissional que possui valores e crenças irrevogáveis voltadas para o respeito a vida e ao meio ambiente, trabalhando em alguma empresa de mineração por exemplo a Vale suas crenças e valores estariam em conflitos pois a extração prejudica o meio ambiente e consequente por causa de resíduos gerados acaba afetando a sociedade.
Com isso geraria um conflito que mesmo que ele aceitasse tais princípios da empresa o desempenho pessoal e profissional dele iria ser afetado, pois estaria agindo contra seus princípios ocasionando resultados baixos ou até negativos na organização e dificultando a aplicação de sua ética profissional no seu trabalho.
Estando numa situação de conflito de valores e crença o profissional acaba não só prejudicam a ele como todos que fazem parte do seu ambiente naquela organização comprometendo a ética profissional, tendo os valores e princípios não respeitados, insatisfação em suas atividades entre outros.
Como o profissional não aceita as crenças e os valores da empresa, ele acaba sofrendo um impacto negativo muito grande tendo uma perda do rendimento no trabalho e gerando até uma regressão profissional fazendo com que ele fica insatisfeito, desmotivado e se sinta desvalorizado na empresa, podendo contagiar seus colegas com a sua insatisfação e desmotivação gerando consequências para outros trabalhadores assim prejudicando a empresa.
...