Ética profissional período 7
Por: brendapaulo • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 519 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Introdução
Nesse trabalho abordaremos sobre as crenças e valores de uma empresa x crenças e valores do profissional as quais são distoantes. Abordaremos os impactos disso para a empresa e para o profissional e sobre a ética profissional desse indivíduo.
Segue abaixo as características do profissional abordado:
O profissional não costuma pensar no meio ambiente, nem na comunidade onde a empresa em que trabalha atua; Não pensa em ambas as partes (nele e na empresa), quando se trata de gastos e custos não costuma conter gastos ou fazer conta de custo-benefício além de esperar reconhecimento sem se esforçar o suficiente para isso; Não valoriza o trabalho em equipe e a união entre equipes; Não é adepto à mudanças, quando as mesmas são para melhorar para ambas as partes; Não se empolga com novos desafios e não procura inovar com novas soluções ou idéias; Não valoriza ou segue a ética da empresa; Quando há discordância entre colaboradores não costuma respeitar as pessoas e as vezes até as discrimina; Acha que a empresa precisa o valorizar como pessoa, mas não concorda que as pessoas sejam valorizadas para o sucesso da empresa; Não valoriza a empresa em que trabalha.
Isso vai totalmente contra a todos os valores da empresa Petrobrás que pensa no meio ambiente, na saúde dos seus colaboradores, na comunidade onde atua. Busca a geração de valor para ambas as partes focando na gestão de custos e disciplina de capital. Busca sinergia entre equipes e maximiza a colaboração. Busca a superação de desafios e soluções tecnológicas e de negócios inovadoras. Os negócios, compromissos e ações são voltados para a ética da empresa. Respeita a vida em todas as formas. Valoriza e respeita as pessoas, sem discriminação e com igualdade de oportunidades. Faz das pessoas um diferencial para o sucesso da empresa. Procura fazer da empresa motivo de orgulho para aqueles que a ela pertencem.
Esse tipo de situação onde o profissional tem seus valores e crenças diferentes da empresa gera impactos negativos para ambas as partes, pois o profissional n se sente satisfeito, não produz como deveria e como a empresa espera, não divulga a empresa com seus pontos positivos e não contribui para o crescimento da empresa não contribuindo assim para o seu próprio crescimento. Com isso a empresa deixa de ganhar, deixa de crescer aquela porcentagem que deveria esse profissional contribuir. E o profissional gera referências negativas junto a empresa podendo ser dispensado.
No que se refere a ética desse profissional, o mesmo não tem sido ético ao confrontar seus valores com os valores da empresa, pois o mesmo é um colaborador e precisa seguir regras, adquirir valores e possuir ética profissional para o sucesso da empresa e consequentemente para o seu sucesso como um bom profissional.
Considerações Finais
Com o estudo apresentado acima vemos que profissional e empresa precisam estar alinhados em seu valores e crenças para que ambas as partes tenham sucesso e crescimento. Geralmente quem é mais prejudicado quando são distoantes é o colaborador, pois a empresa pode contratar um novo profissional com os mesmos valores para que a empresa passe a crescer aquela porcentagem que estava deixando de crescer.
...