A ACROPÓLE (CIDADE-ALTA)
Por: anacitadini • 23/4/2020 • Resenha • 1.091 Palavras (5 Páginas) • 440 Visualizações
CONTEXTO:
As cidades-Estado gregas, no geral, eram construídas em áreas de colina, para assim, promoverem refúgio e defesa de inimigos, portanto essas, eram fortificadas por muralhas.
A ACROPÓLE (cidade-alta) era reserva para templos e refúgio, enquanto a ÁGORA era destinada a comércios e relações civis, seria uma espécie de praça pública.
Os órgãos necessários para o funcionamento desta eram:
O LAR COMUM, local para prestar homenagem ao deus protetor da cidade, onde se realizavam sacrifícios e rituais de oferenda a esse deus, e abrigo para hospedes estrangeiros.
Possuia também um altar, com fosse cheio de brasas, uma cozinha e salas para refeição.
O CONSELHO, ou BULÉ, formada por nobres e funcionaros que representavam a Assembléia dos Cidadãos, e se reuniam no BOULEUTÉRIO.
A ASSEMBLÉIA DOS CIDADÃOS, ou ÁGORA, que se reunia, geralmente na ágora (área homônima) para ouvir as decisões de chefes ou para deliberar.
Essa seria, em linhas gerais, a estrutura de uma pólis.
Atenas, assim como a maioria das pólis, tem origem na colinas. Esta localizada ao sudeste da Península Grega, na Ática. Possuia uma cultura oriunda da mescla das culturas dórica e miscenica, gerando assim uma cidade de vida cosmopolita e receptiva a novas ideias. Atenas foi o berço da democracia, e esta, era difundida entre todos os povos sob influência grega.
A cidade possui duas areas principais, a ACROPÓLE e a Ágora
Inicialmente, a ACRÓPOLE ATENIENSE era vista como local onde se fornecia segurança e refugio, sendo sede dos primeiros habitantes. Foi construído o primeiro (antigo) Parthenon.
Essa estrutura inicial define o aspecto da metrópole, sendo “cidade em forma de roda”. Mais a frente, se tornaria um centRo sagrado, onde haveria a instalação de um grande templo, onde realizariam-se as PARATENÉIAS (festas onde são entoados ritus e cantigos, procissões), estas atravessando a ágora em caminho a acrópole.
Na Ágora, a cidade reúne serviços diferenciados, sendo centro politico e comercia, é a área de vida cotidiana da pólis. Ao declive sul da colina, esta localizado o Teatro de Dionisío, no momento em seu sistema inicial. Havia também um BOULEUTERIO na Ágora, e seria construído um segundo templo monumental, paralelo ao então presente. Este templo seria englobado ao antigo Parthenon.
Esta Atenas, conforme definido acima, foi destruída durante a Invasão Persa, e portanto houve a necessidade de reconstrução. Essa nova sistematização de Atenas viria de uma série de obras, mantidas por diferentes governantes, e que transforia, gradualmente, sua estrutura.
Com Temistocles, é construída uma nova muralha, mais ampla que a que antes rodeava a cidade, eleva-se os edifícios da ágora, e surge o Pireu como novo porto comercial e militar.
Com Péricles, há uma quase refeitura da Acrópole e construção dos principais edifícios desta, de forma que, vemos a reconstrução do Parthenon, tornam-se aquele que conhecemos atualmente, ELEVADO A PARTIR DOS TAMBORESS DO ANTIGO TEMPLO DE ATENAS, Q HAVIA SIDO DESTRUIDO. ASSIM COMO O ANTERIOR, HOMENAGEAVA ATENAS (NESSE CASO, PATENUS) EM SUAS BATALHAS. A definição do Propileu como a entrada á Acrópole, e construção do templo de Atena Niké, QUE HOMENAGEAVA A DEUSA ATENAS ALADA,QUE AJUDAVA AOS GREGOS EMBATALHAS MARITIMAS, MUDANDO OS VENTOS A FAVOR, E DANDO VELOCIDADE, e do Erecteidon, UM TEMPLO COM IMAGEM DIFERENTE, POIS FOI CONSTRUIDO A PARTIR DDE VARIOSNALTARES, POR TER SIDO ANTES O PALACIO DE ERECTEIDO, UM REI DA ORIGEM DE ATENAS.
Vemos também a cidade se expandir além dos muros de Temistócles, e transformar-se num território mais complexo. Estes longos muros foram retificados em seu perímetro, e aumentados para promover maior defesa a cidade no oeste, e estabelecem agora, uma ligação da cidade com o porto de Pireu. O Teatro de Dionisio também passa por retificações, adquirindo uma forma arquitetônica mais completa. O Templo de Efestus, deus da bigorna, do fogo e da forja, localizado na ágora, era importante a artesãos e homenageava aquele que protagoniza ajuda a Zeus no nascimento de Atena, realizado machado forjado por Efestus.
...