A ARQUITETURA BIOMIMÉTICA
Por: BRAGANTINI08 • 31/10/2019 • Seminário • 431 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Resumo Texto: “O desenvolvimento sustentável virá quando as cidades funcionarem como florestas”
No texto, o biólogo Manuel Quirós Gáldon abordou como a biomimética como ajudar na recuperação do planeta com a prática de hábitos saudáveis que emulam a natureza.
Sabendo que temos muito a fazer, o principal conceito para o inicio da sustentabilidade no mundo é a conscientização da necessidade de busca de soluções sustentáveis para ajudá-lo.
Quiros explica que a palavra biomimética é algo parecido com “imitar a natureza” pois ela possui estratégias de sobrevivência naturais a qual temos que estudar e aplicar estes conceitos para a solução dos problemas globais.
Ele diz também que somo uma espécie muito jovem perto da natureza e não estamos evoluindo bem, principalmente nos últimos 150 anos. Podemos citar como exemplo uma pena de ave. Ela possui vários sistemas como proteção de temperaturas, repele a água, é reciclável, não possui corantes coloridos tóxicos entre outras muitas qualidades e ao invés de usarmos isso como forma de referência, preferíamos usá-la como caneta de escrita ou para enchimento de travesseiros. Algo muito fora da conscientização sustentável.
As cidades são o ápice da civilização, mas não percebemos o quanto somos dependentes da natureza pois nada é feito na cidade. Temos que entender que precisamos sobreviver mais alguns milhões de anos na Terra com o limite de recursos naturais, pois os mesmos estão se esgotando pela falta de conscientização de uso no século passado, pois estamos vivendo a ressaca da festa nesse século.
A captura de CO², que pra nós hoje é um desafio, para natureza é algo normal, pois é feito o tempo todo através da fotossíntese, por exemplo, e para isso a natureza é o modo mais sustentável que existe pois além de tudo não alteram o ecossistema e ainda agradam os vizinhos.
Um dos casos práticos da biomomética citados pelo biólogo são alguns projetos feitos em Madrid, onde a limpeza de certos rios através da própria natureza faz com o que sejam recuperadas vidas onde antes era ocupado e hostil e consequentemente o ser humano desfruta pelas áreas de lazer e também irá fazer com que os verões da região não seja tão forte, pois a liberação do vapor da água irá fazer com haja ventos frescos, funcionando como bombas naturais sem usar um pingo de óleo, apenas com a Natureza.
A prática desses estudos transforma as florestas em salas de aula para aprendermos na prática como a natureza funciona e como podem nos ajudar na criação de sistemas para a recuperação sustentável do planeta, pois vivem em meio de tantos gênios naturais e que não seremos mais inteligentes que eles tão cedo.
...