A ARQUITETURA COM CONTÊINER
Por: Gabriela de Morais • 17/3/2019 • Trabalho acadêmico • 4.422 Palavras (18 Páginas) • 328 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT
METODOLOGIA CIENTIFICA
Artigo:
Uso do contêiner na concepção arquitetônica
ALUNAS: Gabriela de Morais Fernandes/20170159120
Nathália Marques Anizio da Silva/20170010876
PROFESSOR: Antônio Silva Sobrinho Junior
João Pessoa – PB
Abril de 2018
Gabriela de Morais Fernandes
Nathália Marques Anízio da Silva
ARQUITETURA DE CONTEINÊRES
Trabalho acadêmico, apresentado ao Curso de Metodologia Cientifica, da Universidade Federal da Paraíba.
Orientador(a): Antônio da Silva Sobrinho Junior
João Pessoa – PB
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO5
1.1. METODOLOGIA5
1.2. OBJETIVOS6
2. CONTEXTUALIZAÇÃO6
3. PRÓS E CONTRAS5
4. REGULAMENTAÇÃO6
5. ÁREA, DIMENSÃO E EMPILHAMENTO.................................................................8
6. FUNDAÇÃO, TERRAPLANAGEM E IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO...............9
7. CORTES DE JANELAS, PORTAS E ABERTURAS................................................9
8. REVESTIMENTOS: ISOLAMENTOS TERMICOS E ACUSTICOS.......................10
9. SISTEMA HIDRÁULICO E ELETRICO .................................................................11
10. REVESTIMENTOS...............................................................................................12
11. PREÇO.................................................................................................................13
12.HABITAÇÃO SOCIAL...........................................................................................14
13. PROJETOS CORRELATOS................................................................................15
13.1. ATLANTIC – BATES MASI ARCHITECTS.......................................................15
13.2. CASA ALFACE – HE DING, WANG WEI, KING LINGCHEN...........................15
13.3. SANLITUN SOUTH – LOT-EK ARCHITECTURE & DESIGN..........................16
14. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................17
15. REFERÊNCIAS...................................................................................................18
Arquitetura de contêineres
Container Architecture
RESUMO
Os contêineres são módulos de aço que são utilizados para transporte de objetos marítimos, porém sua durabilidade é apenas de dez anos, sendo descartados após esse período e se tornando lixo não biodegradável. Isso faz com que seja um grande aliado para novas técnicas de reaproveitamento dentro da arquitetura contemporânea. O principal objetivo desse trabalho é apresentar a inserção de um diferente fim para containers marítimos na arquitetura, tendo como finalidade destacar seu design inovador e sua proposta sustentável. Tendo em vista abordar diferentes tópicos, como: analisar a introdução dos módulos como um meio alternativo para construção de estruturas habitacionais, potencialidades do material por tornar a obra mais ágil, além do exponencial poder criativo. Por fim, serão apresentadas algumas informações sobre sua reutilização desse objeto não biodegradável, levando em consideração questões técnicas, estéticas e de funcionalidade comparada a construção convencional.
Palavras-chave: Estrutura habitacional, sustentabilidade, contêineres, reutilização.
ABSTRACT
Containers are steel modules that are used to transport marine objects, but their durability is only ten years, being discarded after that period and becoming non-biodegradable waste. This makes it a great ally for new reuse techniques within contemporary architecture. The main objective of this research is to present the insertion of a different purpose for maritime containers in the architecture, aiming to highlight its innovative design and sustainable proposal. In order to approach different topics, such as: analyzing the introduction of modules as an alternative means of building housing structures, the potential of the material to make the work more agile, and exponential creative power. Finally, some information about its reuse of this non-biodegradable object will be submitted, taking into account technical, aesthetic and functional issues compared to conventional construction.
Key words: Housing structure, sustainability, containers, reuse.
- INTRODUÇÃO
No referido trabalho será abordado a utilização de contêineres na arquitetura e engenharia civil, como modo de reaproveitamento da estrutura do módulo em forma de habitação. A análise do uso dos contêineres é necessária primeiramente pelo fato de aplica-los de forma que tenham utilidade e reduzir a quantidade de lixo produzida com seu descarte nos portos. Por isso faz-se necessário um estudo aprofundado sobre o material estudado, seus pós e contras, suas pote5ncialidades e custeamento na construção.
Os contêineres são utilizados desde a década de cinquenta, por isso, sua fabricação em larga escala e pouca manutenção após uso nos transportes marítimos, fez com que um conglomerado de contêineres fosse produzido durante anos, gerando uma grande quantidade de lixo não biodegradável. O interesse por esse módulo na arquitetura e na construção civil teve início a partir do momento em que seu uso passou a ser introduzido em questões de habitação social causados por catástrofes naturais e guerras.
Desde então arquitetos vem trabalhando para melhor adaptá-los na arquitetura pois sua utilização iria agregar de forma a reduzir custos de materiais e produção de resíduos. A construção civil é um dos ramos que mais utilizam e retiram matérias primas do meio ambiente, sendo responsável por grande parte da degradação do mesmo, já que produz quantidade excessiva de resíduos sólidos, por isso é necessário adotar medidas de reaproveitamento de materiais como os contêineres para minimizar esse agravo tão ascendente no mundo.
...