A ARQUITETURA E EDUCAÇÃO
Por: karenlopes1 • 4/4/2017 • Monografia • 473 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
CEU – CENTRO DE EDUCAÇÃO UNIFICADA
Onde?
Zona Norte da cidade de Sorocaba, Jardim Santa Cecília.
Para quem?
Para a população carente dos bairros da Zona Norte de Sorocaba, com carência de educação incentivadora e atividades de recreação e capacitação.
Porque?
A Zona Norte é a região mais populosa e também em grande parte, mais carente de Sorocaba. Estima-se que quase metade da população da cidade se concentra nesse local e ainda hoje possui pouca infraestrutura para uma boa qualidade de vida.
Na região proposta, o índice de criminalidade é bastante alto, entre pontos de venda de droga, pessoas armadas e produtos de roubo para pechincha, indicando uma enorme carência e falta de atenção com o local. A criação do bairro foi praticamente um depósito de diversas pequenas favelas na cidade de Sorocaba.
Outros bairros formados aos arredores do Habiteto também sofrem com a falta de infraestrutura, a escola de um único bairro não comporta todos os alunos da região, dificultando a educação para muitos, pois o deslocamento até outras regiões para estudar pode ir além do orçamento dessa população, uma vez que o valor do transporte público é exageradamente alto. Essa falta de incentivo apropriado para os jovens agrava ainda mais a situação e consequentemente abre espaço para a criminalidade.
É com essa visão que se entende a necessidade de criar um novo modelo de interesse e incentivo de educação, com atividades para formação de um cidadão capacitado, a partir da implantação do Centro de Educação Unificada que atenda a esses bairros e suas proximidades.
Outro ponto importante da criação do CEU é a integração de um modelo semelhante de Sabe-Tudo, de responsabilidade operacional do projeto Pérola na cidade, que no mandato do antigo prefeito, teve suas atividades encerradas por completo.
Essas unidades funcionavam como ajuda à população, disponibilizando serviços gratuitos, como:
- Uso dos computadores com internet, incluindo impressões,
- Cursos profissionalizantes básicos,
- Bibliotecas que diversos tipos de materiais,
- Sala de leitura para crianças e jovens.
“O convênio com a Prefeitura começou em 2006. Desde então desenvolveram-se e ampliaram-se projetos educacionais e sociais nos núcleos do Sabe tudo e Proinfo. "Ao todo foram mais de mil jovens contratados pela consolidação das leis do trabalho e aproximadamente 50 mil alunos formados", divulgou o Projeto Pérola. No site da própria Prefeitura é divulgado que de, 2007 a 2012 foram feitos 1,2 milhão de acessos por esses serviços, atendendo 55,6 mil usuários cadastrados. Somente de 2007 a 2012 foram formados 13,3 mil alunos no curso de informática básica e quase 2,2 mil alunos no de informática avançada e cidadania.”
A falta desses serviços trouxe um impacto negativo para a população desses bairros, principalmente para jovens que utilizavam diariamente as unidades e a criação da primeira unidade de CEU para Sorocaba tem a proposta de trazer um novo meio de acesso a esses serviços, além do programa de educação e recreação para a região.
...