A Alimentação dos Vikings
Por: chavesthunay • 13/5/2020 • Projeto de pesquisa • 375 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
A Alimentação dos Vikings
Os Vikings, também conhecidos por: “Povos Nórdicos” estão entre as principais referências culturais da Escandinávia.
Eles eram temíveis guerreiros, enfrentavam habilmente o meio em que viviam. Uma única menção do seu nome fazia tremer populações inteiras.
Em 793 d.C. eles atacaram a ilha de Lindisfarne, assim iniciando um reinado de terror, “A era das Invasões Vikings” na Europa, que se estenderia por mais de três séculos (até 1100 d.C.).
A grande preocupação da época eram os alimentos, eles não tinham uma diversidade grande de alimentos e também por não ter comida para todos, assim tendo longos períodos de fome.
Tudo era muito bem planejado, as casas, que deveriam estar próximas a fontes de água, eles tinham um espaço especial amplo e arejado chamado de “loft”, no sótão, para guardar os alimentos.
As mulheres já conheciam diferentes formas de fazer com que o alimento durasse por um longo tempo. O alimento podia ser desidratado (como o bacalhau), ou azedado (como as conservas).
Isso tudo com objetivo de guardar a maior quantidade possível para passar o rigoroso inverno nórdico.
Outra coisa que era essencial para eles guardarem era a lenha, que servia tanto para iluminar e aquecer quanto para o preparo dos alimentos.
Os temperos que eram utilizados eram, as ervas da região e o mel, sendo a única forma de adoçar os alimentos, já que não tinham açúcar.
A bebida do dia-dia era a água e leite azedo, chamado de “skyr”.
Nas festas, eles tomavam cerveja e “mjöd” (cerveja com mel). Os mais ricos podiam tomar vinhos vindos de vinhas do Sul da Europa.
A culinária Viking dependia do lugar em que eles estavam instalados, os moradores litorâneos comiam mais peixes, focas e pássaros. Já os do interior, comiam alces e renas.
E não só os locais, mas as estações do ano também eram importantes, no verão, os Vikings preferiam os vegetais frescos, como repolho, ervilhas e cebolas.
Eles cultivavam ervilha, couve, macieiras, aveleiras e nogueiras. As nozes e os frutos eram guardados para consumo no inverno.
Sempre que possível eles iriam à caça a focas, bois-marinhos e baleias. Para pegarem salmões e trutas, eles utilizavam linhas com isca, redes e armadilhas.
Na medida em que o Vikings iriam além da Escandinávia acabavam também se deparando com novas culturas agrícolas, preparos e sabores
...