A Análise Bibliográfica: Ponto de ônibus
Por: Kethlyn Cardozo Antunes • 25/10/2022 • Projeto de pesquisa • 754 Palavras (4 Páginas) • 144 Visualizações
Ponto de ônibus
O modo de transporte público através dos ônibus ainda é o principal responsável pelo atendimento às necessidades de deslocamentos da maior parte da população brasileira. Esse serviço desempenha um papel importante no espaço urbano determinando, sobretudo, o grau de acessibilidade disponível em seus deslocamentos, o direito de ir e vir, garantido pela constituição brasileira. Também devem garantir uma boa qualidade de vida, a ascensão e a promoção social dos cidadãos, conforme aponta Marins (2003).
Para Boareto (2007), a produtividade e a qualidade na prestação dos serviços de transporte público, além de ser um anseio da sociedade moderna, tornaram-se um requisito indispensável para a eficiência do sistema. Nas últimas décadas com o crescimento significativo da população das cidades, houve o deslocamento da população das áreas centrais para as áreas periféricas, ocasionando o aumento das distâncias entre morar e trabalhar, alongando o tempo de viagem e encarecendo os custos de locomoção.
A análise feita pelos especialistas do instituto internacional World Resources Institute (WRI) relata que os pontos de ônibus representam o primeiro contato das pessoas com este sistema de transporte público. Desta forma, dependendo das condições do ponto de ônibus, a primeira impressão pode ser agradável ou desagradável, e assim, representar ao passageiro uma experiência boa ou ruim. O desconforto, e a falta de segurança, acessibilidade, iluminação, informação sobre os trajetos dos ônibus e falta de proteção contra intensidades luminosas, chuvas e ventos, são alguns dos motivos que podem tornar a experiência desagradável ao usuário (figura 1).
Entretanto, pontos de ônibus cobertos podem ser mais agradáveis e amenizar o incômodo de se esperar para embarcar em comparação aos pontos de ônibus descobertos e sem uma estrutura funcional e confortável. A proteção contra intensidade luminosa e chuvas intensas, assentos confortáveis, informações dos trajetos dos ônibus, publicidades e propagandas em letreiros de interesse dos usuários do sistema de transporte público, são alguns dos aspectos em pontos de ônibus cobertos que permitem melhorar a qualidade deste serviço de transporte.
Segundo a revista Revide, num levantamento realizado em Ribeirão Preto em 2019, a cidade contava com 3029 pontos de parada, sendo 925 com abrigo e 2104 sem abrigo.
4.1 Infraestrutura dos pontos de ônibus
De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 9050 de 2015 e NBR 9283 de 1986 –, mobiliário urbano são todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados, tendo sido criado para beneficiar a população. A partir do desenvolvimento de mobiliários sustentáveis, pode-se contribuir para o planejamento de cidades mais eficientes.
Segundo a revista Revide, num levantamento realizado em Ribeirão Preto em 2019, a cidade contava com 3029 pontos de parada, sendo 925 com abrigo e 2104 sem abrigo. A infraestrutura dos abrigos na maioria das cidades da região se mostra precários por falta de manutenção. Com estruturas pouco atraentes, escuras, sujas, com mau
...