TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Barroca

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 3

UNIAGES
BACHARELADO ARQUITETURA E URBANISMO

DISCIPLINA: HISTORIA DA ARQUITETURA BRASILEIRA

SEMESTRE: 2020.1
PROF.ª: MAYARA SILVA NASCIMENTO
ALUNA: MARIA JÚLIA ANDRADE DE SANTANA

Texto dissertativo-descritivo sobre a arquitetura cristalizada pelas ordens religiosas no Brasil colônia

O Estilo Barroco corresponde a uma época marcada por contradições: ser e parecer, luz e sombra. A arte barroca nasceu na Itália no século XVII e correspondeu a fase da contrarreforma, feita pela igreja católica em relação à Reforma Protestante. Portanto a igreja católica definiu que arte deveria ser utilizada como meio de propagação do catolicismo como verdade cristã absoluta, por isso as maiores obras barrocas são encontradas em igrejas, que acabou gerando um grande impacto na arte sacra.

O barroco acabou se estendendo até sua arquitetura chegar ao Brasil, que foi trazido por intermédio dos jesuítas, cujo objetivo era trazer a fé cristã para a colônia. As construções barrocas do Brasil foram inspiradas na arquitetura de Portugal, com suas plantas retangulares ou elípticas, e foram se adaptando a cultura indígena. O estilo ganhou força no país e, até hoje, é admirado nacionalmente e internacionalmente.

Salvador era a cidade mais importante no século XVIII em aspectos econômicos, o elemento que difere o barroco de salvador das demais regiões é o cuidado com as fachadas das igrejas, tentando representar o alto relevo e as características internas no lado externo.  Se utiliza muito do entalhamento já o barroco pernambucano se utiliza muito das pinturas. Já no barroco de Minas Gerais o seu período áureo foi no século XVIII com a descoberta do ouro, trazida pelas as irmandades e os bandeirantes e o Rio de Janeiro foi a região que possui um barroco rico em vista do entalhamento do ouro, justamente por estar próximo de Minas Gerais. Trazendo um mobiliário muito mais elegante.

 As ordens religiosas: beneditinos, carmelitas, franciscanos e jesuítas, que se instalaram no Brasil desenvolvem uma arquitetura religiosa sóbria e muitas vezes monumental, com fachadas e plantas retilíneas de grande simplicidade ornamental, bem ao gosto maneirista europeu.

Os Jesuítas foram os primeiros a se fixarem do país e tinham com proposito catequisar os índios e eram dedicados a construção de colégios. Com a utilização do cristianismo eles forçavam a população local a ter uma nova cultura.

Os carmelitas, segunda ordem que chega ao Brasil, trazem a característica da catequese, porém agora com as casas de misericórdia, como a manutenção de hospícios e hospitais.

Os franciscanos tinham um voto de pobreza, porém com uma arquitetura muito decorada e sofisticada (em algumas regiões do país).Tinham uma linguagem triunfal, utilizando plantas em formato de trapézio, com um imenso adro, com a utilização da cantaria.

Os beneditinos se estabeleceram para ensinar teologia ao clero regular e secular. As plantas dos mosteiros e conventos guardam relativa semelhança de partido arquitetônico.

As Irmandades estavam sujeitas aos interesses econômicos na descoberta do ouro, são instituições religiosas compostas por leigos que tinham como objetivo ajudar os seus membros e a comunidade.

O barroco utilizava muito da cantaria técnica de pedras aparelhadas, técnicas que utilizavam coberturas feitas de palha e pau-a-pique. A Pedra Calcaria foi muito importante no nordeste do país, sendo ela uma pedra robusta, permitindo capelas robustas, mais resistentes. Já em Minas Gerais ouve a utilização da alvenaria de pedra comum da região. Os elementos construtivos eram usados como elementos decorativos, como o uso de colunas torsas, helicoidais, duplas ou triplas e escalonadas e os frontões centrais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (63.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com