A Catedral de Milão (TRABALHO DE THAU)
Por: FlaviaBoragina • 16/9/2019 • Relatório de pesquisa • 499 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
FICHA TÉCNICA
O que é: catedral católica romana, sede da arquidiocese de Milão e uma das mais célebres e complexas edificações em estilo gótico da Europa.
FICHA TECNICA
Nome da Obra: Catedral de Milão (BR), Duomo di Milano (IT)
Uso: Sede da Arquidiocese de Milão.
Localização: Piazza del Duomo, 20122 Milano MI, Itália
Quando foi projetado:
Construção: Obras iniciadas em 1386 sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, mas finalizada apenas em 1813 (séc XIX),
Autor do projeto:
Uso original:
Outros usos:
LINHA DO TEMPO- CONSTRUÇÃO
1386- sec XIV. Inicio das construções sob a iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo
Meados do século XV a abside da igreja estava completa. A partir de então as obras seguiram lentamente.
1510- século XVI. Cúpula octagonal do cruzeiro foi completada e interior decorado com estátuas. Fachada oeste ainda inacabada
Século XVII todas fachadas construídas.
Século XVIII- parte externa da cúpula completada
século XIX
Obras recomeçadas por Napoleão em 1805. detalhes exteriores completados.
1813 - Catedral dada por finalizada
1965 Século XX- trocaram as cinco portas da fachada
HISTÓRICO
A obra-prima do gótico italiano levou mais de 400 anos para ser construída mas seguiu o projeto original até sua conclusão, graças aos cuidados para manter intactos os desenhos e documentos do projeto original.
A Catedral de Milão é dedicada à Santa Maria Nascente e foi construída onde antes existiam as igrejas de Santa Tecla e Santa Maria Maggiore (que até hoje pode-se visitar seus restos no andar de baixo). Sua construção começou de trás para frente partindo da abside e utilizando por séculos como fachada a Basílica de Santa Maria Maggiore. Em 1805 houve a coroação de Napoleão Bonapart
CARACTERISTICAS CONSTRUTIVAS
Estilo: Gótico (gótico flamejante)
Construída com mármore de Candoglia (que chegava por um lago próximo da igreja) e composta por 5 naves (1 central e 2 em cada lateral) divididas por 52 colunas, mede 157m de comprimento x 109m largura e até 45m de altura.
Possui 135 pontas de mármore, e em cada ponta uma estátua. A principal estátua é a da Madoninna, localizada no cume da Catedral. No telhado, além de agulhas de mármore e estátuas, encontra-se uma vista privilegiada da cidade de Milão.
Extremamente ornamentada com detalhes na estrutura, estátuas, vitrais, pináculos. Ela é considerada uma obra-prima do período gótico, e a terceira maior catedral do mundo, mas se diferencia dos góticos francês e inglês.
...