A Diversidade Cultural
Por: amandaluccia • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.171 Palavras (5 Páginas) • 315 Visualizações
Diversidade cultural
O que é?
Se diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, culinária, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. Existem variações significativas na forma como as sociedades organizam-se na sua concepção partilhada da moralidade e na maneira como interagem no seu ambiente.
No mundo?
Existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e Antártida. Cada um dividido em países, estados, cidades e etc., temos inúmeras características culturais ao redor do mundo, mudando de país para país, ou até mesmo de estados, cidades/vilas onde cada um possuem tradições próprias ou mistas de outras culturas.
Ásia
Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta estimasse 4,5 bilhões de pessoas. Entre os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior parte de Rússia.
China – Está entre as 4 civilizações mais antigas do mundo. Consequentemente possui uma cultura bem própria e tradicional. Bem conhecida pela Culinária, Língua, Artes marciais, Religião e Arquitetura única, é um país com características e tradições enraizadas. A língua oficial da China é o mandarim, a língua chinesa é tonal e possui muitos dialetos, por isso as palavras são diferenciadas pelo som e pela entonação, que pode subir ou descer. Há pelo menos oito estilos característicos de cozinha na China, representando 22 províncias, e cada prato reflete o que é disponível em produtos agrícolas nas mais áreas geográficas. Por exemplo, ao norte do país, o principal ingrediente é o trigo e no Sul o arroz, utilizam muito vegetais, peixes, crustáceos e etc.
América
O segundo maior continente do mundo, é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central. É estimada em aproximadamente e 1 bilhão de habitantes.
Estados Unidos – Como é um país formado por colonizadores (ingleses, a sua grande maioria) é impossível falar em uma característica única neste cenário de riqueza geográfica, racial, étnica e cultural. Cada canto é único, e isto se reflete nos costumes de seus habitantes. É um dos países com mais festas locais e tradições que podemos encontrar ao redor do mundo. A nível estatal a mais importante é o dia de Ação de Graças. Suas características estão na grande variedade Culinária, Arte, Esportes e Cinema/TV.
África
O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus, existiam mais de duas mil civilizações diferentes. A população está estimada em 1,2 bilhões de habitantes. É o continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles, podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.
Antártida
Também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior continente do mundo. Sua área é dividida entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos.
Europa
Apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais importante politicamente. Sua população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes. Entre os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha e muitos outros.
Suíça – Devido à grande quantidade de imigrantes no país, estrangeiros não são novidade e são tratados como qualquer pessoa. A Suíça tem 4 idiomas oficiais: o alemão, o francês, o italiano e o romanche (mistura do alemão com italiano). Por ser um país com tantos estrangeiros a suíça tem uma cultura bem abrangente. Mais conhecida pela sua culinária típica baseada em queijo, chocolate e pão, todos os produtos derivados de leite são muito saborosos e apreciados.
Oceania
É chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local da Terra a ser colonizado por eles. Estimada em 40 milhões de pessoas. Dentre os países que fazem parte da Oceania, podemos destacar a Austrália, a Nova Zelândia e o Taiti.
No Brasil?
O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Região Nordeste
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
...