A Engenharia de Segurança do Trabalho
Por: Harianne silva afonso • 15/9/2021 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
TAREFA 1.2
Redija um texto, entre 10 a 15 linhas, colocando as suas impressões acerca da Engenharia de Segurança do Trabalho a partir das posições do entrevistado pela Revista Proteção. Enfocando:
- O Porquê da existência da EST.
- O Papel político da EST para promover a transformação do meio ambiente do trabalho.
- Os Desafios, as Oportunidades e as Perspectivas da atuação do engenheiro de segurança do trabalho no Brasil.
Segundo o entrevistado Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira pela Revista Proteção, o Brasil vem de uma série histórica de acidentes de trabalho. A EST surgiu quando as empresas passaram a cuidar da saúde e integridade física de seus funcionários, controlando os riscos onde os mesmos estão expostos, do mesmo modo que pela regularização das empresas quanto ao cumprimento do regimento. Possui um papel importante, principalmente para as empresas, pois tem como uma de suas responsabilidades reduzir/eliminar os riscos de acidentes.
A EST consegue transformar o meio ambiente através de conquistas de medidas de rico de acidente e de valorização da saúde do trabalbador. As metodologias criada pelo pesquisador Paulo Rogério de Albuquerque, o FAP (Fator Acidentário Previdenciário) e o NTEP ( Nexo Técnico Epidemológico Previdenciário). O primeiro flexibilizou o seguro acidente de trabalho compensando para as empresas que investem em Segurança e Saúde Ocupacional, e punindo as que não investem. O NTEP estabeleceu a relação entre lesão e atividade desenvolvida pelo trabalhador invertendo a obrigatoriedade da prova, do empregado para o empregador.
Referente aos desafios, oportunidades e perspectivas, a administração deve estar comprometida para que o ambiente de trabalho esteja apto ao cumprimento da EST e a inserção da gestão e implantar a cultura da segurança e saúde em nossa rotina . Deve haver a conscientização da importância da segurança e saúde no trabalho entre empresas, trabalhadores e governo.
...