A Ergonomia Na Arquitetura
Por: Isabelly Costa • 28/1/2021 • Trabalho acadêmico • 278 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Boa parte das pessoas acredita que a ergonomia está ligada apenas à função neuromuscular, porém ela vai muito além disso. A definição de ergonomia de acordo com o Iida é: “estudo da adaptação do trabalho ao homem”, essa adequação envolve outras atribuições do organismo humano. Uma dessas funções é a visão.
A visão engloba alguns pontos, como luminosidade, cores, layout do posto de trabalho (arranjo físico), humanização do ambiente e harmonia visual. Por sua vez, tais assuntos também estão conectados a outras funções do organismo humano, criando uma espécie de ponte entre eles.
Abordaremos a visão e como ela possui interferências para a realização de um projeto ergonômico para um ambiente de trabalho, para garantir assim, um local que ofereça as condições adequadas para tornar a permanência do usuário confortável, agradável e seguro.
Pela observação dos aspectos mencionados, é notório quantas questões devem ser analisadas no que tange a visão, para se obter um ambiente eficaz e seguro para o trabalhador e de como é preciso que um profissional da área ergonômica intervenha nestes ambientes para garantir um espaço seguro, confortável, a fim de manter a produtividade dos usuários e evitar possíveis doenças pelo uso indevido de equipamentos e por estar exposto num local que não possui iluminação adequada, além das outras questões que devem ser trabalhadas em conjunto destes.
Fica evidente como a ergonomia faz parte do cotidiano de um indivíduo, sendo está uma disciplina transdisciplinar ela trata de diversas questões. Entender sua importância e salientar que ela trabalhará diversas perspectivas de um determinado assunto para garantir a segurança e conforto dos indivíduos, irá garantir que a população se atente para este assunto, tão necessário no cotidiano.
...