Ergonomia na Arquitetura
Por: PauloRocha_DF • 15/8/2016 • Trabalho acadêmico • 307 Palavras (2 Páginas) • 730 Visualizações
Necessidades ergonômicas de um projeto de arquitetura:
1) Saúde:
A iluminação correta vai influenciar na qualidade da saúde dos usuários que iram morar na residência. Em um projeto de arquitetura e de grande importância, pensar na iluminação através da incidência do sol, isso evita quadros alérgicos, resfriados e gripes. Isso porque o Sol assusta os ácaros que favorecem o aparecimento de fungos e bactérias. Um local com muita luz natural trará conforto e bem-estar.
2) Segurança:
Atualmente estamos vivendo o auge da tecnologia e muitos arquitetos alinham os seus projetos arquitetônicos com essa palavra, e na segurança podemos falar dos sistemas de automação que são necessários para os novos projetos arquitetônicos. Esses sistemas proporcionam conforto, segurança e comodidade. Os sistemas mais usados, são os de segurança, iluminação, áudio e vídeo. Um exemplo e o aparelho biométrico que reconhece a impressão digital de pessoas autorizadas, e permite a entrada delas no local.
3) Conforto:
O conforto está ligado a vários fatores da ergonomia, principalmente na funcionalidade de cada espaço do projeto arquitetônico, ocasionando maior conforto e bem-estar ao usuário. O homem sempre interagiu com o seu ambiente que atualmente está mais otimizado para ter maior desempenho para suas atividades, proporcionando conforto e qualidade de vida. Podemos falar de vários temas da ergonomia na arquitetura que ela sempre vai ser resumir no conforto e outros benefícios para o usuário.
4) Eficiência:
Edificações modernas consomem bastante energia, pois são aquecidas, resfriadas e iluminadas. O mau planejamento de um projeto arquitetônico em relação aos ventos e a iluminação do sol, vai demandar o maior consumo de sistemas de aquecimento ou do ar-condicionado. Para uma boa eficiência, e necessário aplicar técnicas de iluminação natural, resfriamento e aquecimento que utilizem a sombra e a luz do sol.
5) Usabilidade:
Resultar em um projeto arquitetônico final onde o usuário pode usar com eficiência e satisfação, considerando que o arquiteto atendeu a todas características e necessidades do usuário.
...